Author(s): Ferreira, Rosalie
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3009
Origin: uBibliorum
Subject(s): Gestão de stocks; Cadeia de abastecimento
Author(s): Ferreira, Rosalie
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3009
Origin: uBibliorum
Subject(s): Gestão de stocks; Cadeia de abastecimento
O objectivo principal de cada organização prende-se com a consecução da satisfação dos seus clientes. O método para chegar a este objectivo é implementar e seguir uma gestão de stocks que lhes permite obter as matérias-primas e outros materiais necessários e em tempo útil para a produção. Existem muitos modelos de gestão de stock, entre os quais a empresa pode escolher em função das capacidades dos seus fornecedores e das exigências dos seus clientes. Um método de gestão de stock eficaz permite às empresas terem sucesso do mercado competitivo no qual se encontram actualmente. O objectivo principal desta investigação foi determinar de que forma a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes influenciam os modelos de gestão de stocks de matérias-primas e de produtos acabados implementada pelas empresas. Atendendo às características do estudo, os procedimentos metodológicos centraram-se na realização dum estudo de caso desenvolvido numa empresa do sector têxtil, escolhida por ter uma relevância bastante importante a nível da produção e da economia nacional. Os resultados obtidos mostram que a natureza das relações entre a empresa, os seus fornecedores e os seus clientes caracterizam os modelos implementados pelas empresas para a sua gestão de stocks. Pelo estudo de caso realizado concluímos que a cooperação, a comunicação, a confiança e a dependência da empresa são alguns dos factores que mais têm implicações na gestão de stocks.