Document details

Formação e fatores influeciadores no desenvolvimento de alianças no setor do turismo: uma análise qualitativa

Author(s): Pereira, Carla Augusta Proença

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3046

Origin: uBibliorum

Subject(s): Turismo - Aspectos económicos; Turismo - Compatibilidades


Description

As alianças têm desempenhado um papel cada vez mais importante no contexto dos negócios e devido, às contínuas mudanças económicas, politicas e sociais dos últimos tempos, as alianças no sector do turismo têm também vindo a desenvolver-se. Neste sentido, este estudo teve como propósito divulgar o conhecimento sobre as alianças entre empresas de serviços, particularmente, do setor do turismo e dar um contributo sobre o desenvolvimento no processo de cooperação entre os vários atores. Mais concretamente, esta investigação auferiu se as empresas do turismo estabelecem alianças e identificou os fatores influenciadores para a formação e o desenvolvimento deste tipo de parcerias. Para atingir estes objetivos, adotou-se uma abordagem de investigação qualitativa, onde se analisaram quatro estudos de caso (empresas): Turistrela, SA, H2Otel, Pousada de Manteigas e Convento de Belmonte. Como instrumentos de recolha de dados adotou-se a entrevista e análise documental, bem como a técnica de Análise de Conteúdo para o seu tratamento. Com base nas evidências empíricas obtidas, concluiu-se que as alianças são uma boa alternativa para as empresas do turismo fazerem frente à concorrência e atingir vários objetivos que, isoladamente se tornariam inviáveis, ou difíceis de serem alcançados. Porém, é necessário um planeamento no processo de formação de alianças, para se enfrentar algumas barreiras, minimizar algumas dificuldades e usufruir dos benefícios de forma mais eficaz. As quatro empresas estudadas mostram ainda que ao formarem alianças, conseguem aumentar as suas receitas, diluir os seus custos e esta forma de cooperação permite ainda compartilhar conhecimentos e “know-how”, criando sinergias para enfrentar o mercado global com maior confiança. Face aos resultados obtidos, concluiu-se também que fatores como a confiança, o envolvimento do maior número de stakeholders e recursos na tomada de decisão, bem como a inovação e a tecnologia podem conduzir a resultados mais satisfatórios e, consequentemente, a alianças mais duradouras com maior fidelização com o cliente. Algumas recomendações para os atores envolvidos no sector do turismo, limitações e sugestões para futuras investigações nesta área são também apresentadas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Franco, Mário José Baptista
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents