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Como surgem e se desenvolvem unidades TER e percepção do seu impacto no território: estudos de caso em Janeiro de Cima e Escalos de Baixo

Author(s): Pina, Silvia Fernandes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3052

Origin: uBibliorum

Subject(s): Turismo em espaço rural (TER); Turismo rural - Empreendedorismo


Description

As tendências no mercado apontam para um futuro promissor do turismo em espaço rural, visto que assentam num mercado com interesse no genuíno e na natureza, procurando sempre manter os costumes e valores de muitos anos, sensível ao ambiente e recuperação/conservação do património, crescendo a procura por este locais com espaços multifacetados. Porém, um elemento importante para a sua sustentabilidade é o envolvimento da comunidade. Perante este contexto, é importante conhecer em que circunstâncias surgem e se desenvolvem este tipo de turismo e em particular os projectos empreendedores que consubstanciam esta oferta. Assim, a presente investigação tem como objectivo compreender como se desenvolvem e criam unidades TER (Turismo em Espaço Rural) no interior do País e quais as atitudes e percepções da comunidade face às mesmas. Para tal, foi feita uma revisão de literatura da temática, de forma a explicar os vários conceitos relacionados com o Turismo em Espaço Rural bem como factores que influenciam o seu crescimento, desenvolvendo assim um suporte teórico para a realização da análise empírica. A análise empírica consistiu numa abordagem qualitativa utilizado o método do Estudo de Caso, no qual foram escolhidas duas unidades TER sediadas no interior do País e concretizadas entrevista aos seus empreendedores com o objectivo de compreender como surgiu/desenvolveu a sua unidade TER. Por outro lado, e para tentar compreender as atitudes e percepções da comunidade de cada uma das regiões das unidades escolhidas para a investigação, foi utilizada uma abordagem quantitativa através da realização de inquéritos por questionário aos residentes, neste caso o tratamento dos dados teve por base uma análise descritiva (média e desvio padrão) realizada através do Excel. Os resultados obtidos validam o modelo de investigação estabelecido a partir da revisão da literatura, confirmando as características e motivos dos empreendedores, o capital rural, a inovação e as políticas públicas como importantes factores que influenciam a emergência e desenvolvimento das TER. Constataram-se também importantes diferenças entre as unidades TER, particularmente ao nível da motivação dos empreendedores, da utilização e promoção do capital rural, do tipo de inovação e do benefício das políticas públicas. Por outro lado, concluiu-se que, em geral, os residentes consideram que a actividade de turismo rural desenvolvida na sua comunidade traz benefícios, mas também que o grau de satisfação da comunidade se relaciona com o grau de envolvimento da TER com a comunidade local.

Market trends point to a promising future of tourism in rural areas, as based on a genuine interest in the market and in nature, always trying to maintain the customs and values of many years, and environmentally sensitive restoration / conservation of heritage, growing demand for this multifaceted local spaces. However, an important element for sustainability is community involvement. Given this context, it is important to know under what circumstances arise and develop this type of tourism and in particular entrepreneurial projects that embody this offer. Thus, this research aims to understand how to develop and create units TER (Rural Tourism) in the countryside and what attitudes and perceptions of the community against them. To this end, we performed a literature review of the subject, in order to explain the various concepts related to the Rural Tourism as well as factors that influence their growth, thus developing a theoretical support for the realization of the empirical analysis. The empirical analysis consisted of a qualitative approach using the case study method, in which two units were chosen TER based inside the country and to its fruition interview entrepreneurs in order to understand how it came / developed his unit TER. On the other hand, to try and understand the attitudes and perceptions of the community of each region of the units chosen for the research, we used a quantitative approach by conducting questionnaire surveys to residents, in this case the processing of the data was based on A descriptive analysis (mean and standard deviation) performed using Excel. The results validate the research model established from the literature review, confirming the characteristics and motives of the entrepreneurs, the rural capital, innovation and public policy as important factors influencing the emergence and development of TER. It was also found important differences between units TER, particularly at the level of motivation of entrepreneurs, use and promotion of rural capital, the type of innovation and the benefit of public policies. Moreover, it was concluded that, in general, residents consider that the activity of rural tourism developed in their community benefits, but also that the degree of satisfaction of the community is related to the degree of involvement with the local community TER .

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dinis, Anabela do Rosário Leitão
Contributor(s) uBibliorum
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