Document details

Produto ecológico feminino: estudo de mercado do copo menstrual

Author(s): Monteiro, Vanessa Isabel Reis

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3067

Origin: uBibliorum

Subject(s): Marketing verde; Responsabilidade social das empresas


Description

A degradação ambiental é um fenómeno que tem ocorrido, nos últimos anos, em consequência do desapropriado consumo dos recursos naturais e dos desperdícios em materiais resultantes, da fabricação, acondicionamento e descarte do produto. Porém, é necessário entender que os prejuízos ambientais advêm de comportamentos e acções voluntárias/involuntárias dos consumidores verdes, provocando o aumento do aquecimento global, destruição da camada de ozono e desertificação. Por esta razão, as empresas estão a adoptar o marketing verde, com o objectivo de diminuir a poluição ambiental, através da redução do uso de matérias-primas e recursos naturais disponíveis, prolongando a vida útil dos produtos e evitando a fabricação de novos. Esta pesquisa consiste no estudo de um grupo de mulheres dispostas a utilizar um produto, chamado Copo Menstrual. Esta investigação foi dividida em dois momentos distintos, o primeiro corresponde ao momento anterior à utilização do produto e o segundo diz respeito ao momento em que a mulher já procedeu ao uso do copo menstrual. Ainda assim o grupo de mulheres foi dividido em mulheres com filhos e mulheres sem filhos. Desta forma, definiu-se como objectivos principais: verificar o comportamento da mulher na intenção e efectiva utilização do copo menstrual, grau de conhecimento, aceitação e satisfação da mesma em relação ao produto. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que existem pequenas diferenças significativas entre as amostras analisadas em cada momento de utilização. De forma geral as mulheres estão agradavelmente satisfeitas com o uso do copo menstrual, tendo apresentado um comportamento regular e apropriado no que respeita à utilização do copo menstrual. Apesar de existir uma pequena quantidade de mulheres a participar neste estudo, por questões ambientais e ecológicas, as demais têm a intenção de mudar o seu comportamento e atitudes em relação ao copo menstrual e não só. Por outro lado afirma-se também que as mulheres com filhos mostraram-se mais receosas e não tão receptivas a estudos desta natureza, contrariamente às mulheres sem filhos.

Environmental degradation is a phenomenon that has occurred in recent years, in due to inappropriate consumption of natural resource and waste materials resulting from the manufacturing, packaging and disposal of the product. However, it is necessary to understand that environmental damages caused by behaviors and voluntary and involuntary actions of green consumer, causing the increase of global warming, destruction of the ozone layer and desertification. For this reason, companies are adopting the green marketing with objective of decrease environmental pollution, by reducing the use of raw materials and natural resources available, extending the useful life of the products and avoiding the manufacture of new. This research consists in the study of a group of women who are willing to use a product called Menstrual Cup. This research has been divided into two distinct moments; the first corresponds to the time previous to the use of the product and the second concerns the moment in which the women has made the use of menstrual cup. Even so the group of women was divided into women with children and women without children. In this way, it was defined as main objectives: to determine the behavior of women in your intention and actual use of the menstrual cup; degree of knowledge; acceptance and satisfaction in relation the product. According with results concludes that there are significant differences between samples analyzed at each moment of utilization. Generally women are satisfied with the use of menstrual cup, and presented a regular and appropriate behavior. Although there is a small amount of women to participate in this study, for ecological issues and environmental, the others women has the intention to change their behavior and attitude in relation to the menstrual cup. On the other hand it is also that women with children were shown to be more fearful and not so receptive to studies of this nature, unlike women without children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, Helena Maria Baptista; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents