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A contribuição do marketing interno no empenhamento organizacional

Author(s): Antunes, Maria Teresa Ferrão

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3076

Origin: uBibliorum

Subject(s): Marketing interno; Prestação de cuidados de saúde - Unidade de saúde; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de Saúde


Description

Sendo os cuidados de saúde essenciais para que cada cidadão, nas diversas etapas da sua vida, possa viver em plenitude, o papel das instituições prestadoras destes cuidados, bem como de todos quantos prestam serviços nestes locais, é de extrema importância. Assim, é crucial manter todos os colaboradores empenhados ao máximo, para que possam prestar o melhor serviço possível. Por tudo isto, é importante analisar qual o nível de empenhamento e motivação dos colaboradores, bem como a existência de técnicas de marketing interno que possam influenciar esse mesmo empenhamento. O objetivo da presente investigação passa por compreender até que ponto o marketing interno influencia, ou não, o empenhamento dos colaboradores de três instituições prestadoras de cuidados de saúde. O estudo foi realizado no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital, no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e na Unidade de Cuidados Continuados SollarBilladonnes em Penacova, fazendo parte do estudo sessenta e seis (66) colaboradores, que se prontificaram a responder a um questionário autoadministrado. Os principais resultados indicam que nas três instituições são utilizadas técnicas de marketing interno a um nível médio, sendo os fatores mais utilizados a empatia e consideração, as atividades promocionais, a comunicação ascendente e a qualidade do trabalho. O valor e partilha de informação e o benchmarking são os aspetos menos valorizados. Relativamente ao empenhamento organizacional, nestas instituições predomina o empenhamento afetivo e o instrumental, apresentando um nível médio. No que respeita à relação entre o marketing interno e o empenhamento organizacional, verificou-se que nas três instituições em estudo se estabelece uma relação moderada entre as duas variáveis.

Being healthcare services essential to each citizen towards a fulfilled life, in all its various stages, the role of the health institutions, as well as those who provide services in these places, is extremely important. It is therefore crucial to keep all employees committed to its fullest so that they can provide the best service possible. Through all this, it is important to consider the level of commitment and motivation of every employee, as well as the existence of internal marketing techniques, which might influence that same commitment. The goal of the current research is to understand if internal marketing influences, or not, the employees commitment from this three healthcare institutions. The study was carried out at “Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz”, in Oliveira do Hospital, at “Centro de Saúde de Oliveira do Hospital” and at “Unidade de Cuidados Continuados Sollar Billadonnes”, in Penacova, being part of the study sixty-six (66) employees, who were fully committed to respond to the self-administered questionnaire. The main results indicate that the three institutions use internal marketing techniques in a medium level and the most important factors are empathy and consideration, dynamic activities, the upward communication and the work quality. The value and sharing information and benchmarking are the least used features. In relation to organizational commitment, at these institutions, prevail affective and instrumental commitment, in an average level. In relation to the relationship between internal marketing and organizational commitment, we verify that these three institutions establish a middle level between the two variables.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Paço, Arminda Maria Finisterra do
Contributor(s) uBibliorum
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