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A contribuição do marketing interno no empenhamento organizacional: um estudo aplicado a três entidades prestadoras de cuidados de saúde

Author(s): Antunes, Maria Teresa Ferrão

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3076

Origin: uBibliorum

Subject(s): Marketing interno; Prestação de cuidados de saúde -- Unidade de saúde


Description

Sendo os cuidados de saúde essenciais para que cada cidadão, nas diversas etapas da sua vida, possa viver em plenitude, o papel das instituições prestadoras destes cuidados, bem como de todos quantos prestam serviços nestes locais, é de extrema importância. Assim, é crucial manter todos os colaboradores empenhados ao máximo, para que possam prestar o melhor serviço possível. Por tudo isto, é importante analisar qual o nível de empenhamento e motivação dos colaboradores, bem como a existência de técnicas de marketing interno que possam influenciar esse mesmo empenhamento. O objetivo da presente investigação passa por compreender até que ponto o marketing interno influencia, ou não, o empenhamento dos colaboradores de três instituições prestadoras de cuidados de saúde. O estudo foi realizado no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital, no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e na Unidade de Cuidados Continuados SollarBilladonnes em Penacova, fazendo parte do estudo sessenta e seis (66) colaboradores, que se prontificaram a responder a um questionário autoadministrado. Os principais resultados indicam que nas três instituições são utilizadas técnicas de marketing interno a um nível médio, sendo os fatores mais utilizados a empatia e consideração, as atividades promocionais, a comunicação ascendente e a qualidade do trabalho. O valor e partilha de informação e o benchmarking são os aspetos menos valorizados. Relativamente ao empenhamento organizacional, nestas instituições predomina o empenhamento afetivo e o instrumental, apresentando um nível médio. No que respeita à relação entre o marketing interno e o empenhamento organizacional, verificou-se que nas três instituições em estudo se estabelece uma relação moderada entre as duas variáveis.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Paço, Arminda Maria Finisterra do
Contributor(s) Antunes, Maria Teresa Ferrão
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