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Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor

Author(s): Madeira, Inês Dionísio

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3111

Origin: uBibliorum

Subject(s): Comportamento do consumidor - Marca de luxo; Produtos de luxo - Consumidor


Description

Adquirir um produto de luxo é um estilo de vida, um mundo que alimenta a fantasia de cada um. Comprar um produto deste tipo é comprar emoção, em detrimento da razão pois, o consumidor está cada vez mais sensibilizado para procurar uma experiência que, baseada nos sentidos, lhe proporcione a total satisfação das suas necessidades, feita de uma forma exclusiva e diferenciada. A propensão para o consumo de luxo surge devido à simbologia inerente a este tipo de produtos, nomeadamente poder, riqueza e uma posição privilegiada de estatuto social. O luxo é isso mesmo: uma procura pelo reconhecimento social e pelo prazer pessoal. O consumidor de produtos de luxo é o principal divulgador da marca. Porém, as marcas de luxo precisam de estar em constante sintonia com o público-alvo, através de acções de fidelização, mesmo que a sua comunicação seja feita de uma forma selectiva. Tendo por base as teorias existentes sobre o luxo, procurou-se com este trabalho um maior entendimento sobre o comportamento de compra do consumidor de marcas de luxo e delimitaram-se dois grandes objectivos: por um lado, perceber quais os principais factores associados com os produtos de marcas de luxo valorizados pelos consumidores e, por outro, analisar o perfil do consumidor de produtos de marcas de luxo. Na realização desta investigação empírica, adoptou-se o método quantitativo, através da recolha de informação por questionário e conclui-se que o consumidor de produtos de marcas de luxo não apresenta um comportamento de compra bem delineado nem os motivos explícitos para o consumo deste tipo de bens. Sabe-se, no entanto, que é um consumo orientado a nível pessoal que procura principalmente a satisfação de significados simbólicos, sendo por isso consumidores pouco racionais na sua decisão de compra.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido
Contributor(s) Madeira, Inês Dionísio
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