Document details

Jogabilidade online: a vertente social dos MMOG

Author(s): Barbosa, José Fernando Ferreira

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3151

Origin: uBibliorum

Subject(s): Travian - Jogo estratégico; Massively-Multiplayer Online Games


Description

Fenómeno crescente e de importância relevante, a jogabilidade online é dos conteúdos disponíveis na Internet mais populares e rentáveis, assistindo também a um crescimento exponencial ao longo destes últimos anos. A importância desta temática e a ainda escassa existência de material de investigação sobre o mesmo dá forma à pertinência da escolha do tema. Visto como factor-chave e diferenciador do sucesso de um MMOG (Massively Multiplayer Online Game) está o mecanismo social presente no mesmo e como o design do jogo o poderá potenciar. Assim, esta investigação tem como objectivo compreender de que forma o mecanismo social presente nos MMOG se sobrepõe ao alcance dos objectivos pré-definidos pelos jogadores e verificar de que forma se assume como factor-chave neste tipo de jogos. Para tal foram aplicadas duas entrevistas a dois públicos: por um lado foram feitas 15 entrevistas a 15 jogadores do MMOG Travian, por outro foi efectuada uma entrevista à administração do jogo, com o intuito de recolher informações quer de quem joga o jogo, quer de quem o proporciona. As entrevistas foram analisadas com base na análise do conteúdo. Constatou-se que o mecanismo social se sobrepõe à consecução de objectivos por parte dos jogadores e que o mesmo é reconhecido, aproveitado e potenciado pela administração como factor-chave do sucesso do Travian.

A growing phenomenon of great importance, the online gaming is the Internet’s most popular and profitable contents, also watching an exponential growth over the recent years. The importance of this issue and the few research material available forms the appropriateness of this theme. Seen as a key factor and a differentiator for the success of a MMOG (Massively Multiplayer Online Game) is the social mechanism of itself and how the design of the game can enhance it. Thus, this research aims to understand how the social mechanism present in MMOG overlaps the range of pre-defined objectives for the players and see how it sees itself as a key factor in this type of games. For this purpose were applied two interviews for two different publics: first 15 interviews were made to 15 players of the MMOG Travian, the other was an interview made to the administration of the game in order to gather information on who wants to play the game, either from who provides. The interviews were analyzed using content analysis. It was found that the social mechanism overrides the achievement of goals by players and that it is acknowledged, harnessed and strengthened by the administration as a key factor in the success of Travian.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia; Pinheiro, Paulo Gonçalves
Contributor(s) uBibliorum
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