Document details

A competitividade dos territórios e o marketing territorial: um modelo conceptual de análise da construção da proposta de valor do produto território e a intervenção das autoridades locais

Author(s): Belo, Manuel José Gordo Videira

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3152

Origin: uBibliorum

Subject(s): Marketing territorial - Competitividade; Marketing territorial - Estratégias; Competitividade territorial - Qualidade de vida; Valor territorial - Poder local


Description

O território enquanto espaço de dinâmicas produtivas e em função dessa realidade apresenta um determinado nível de competitividade. Recolhendo diversos contributos é confirmado o impacto da competitividade de um território no aumento da sua produtividade e da qualidade de vida da sua população. Reconhecendo a importância da capacidade competitiva do território na qualidade de vida dos cidadãos, afigura-se essencial aferir se o marketing territorial constitui um instrumento fundamental de planeamento e gestão de um território, fazendo parte de um pacote mais vasto de elementos a considerar na construção de uma visão estratégica para o território, e bem assim, de apoio e suporte à sua capacidade competitiva. A noção de que a implementação de políticas, estratégias e actividades de marketing territorial implicam a construção de uma proposta de valor relativa ao produto território é realçada, bem como o papel decisivo que as autoridades locais têm na construção dessa proposta. Nesse particular, embora informal e resumidamente, é apresentada a análise de um caso concreto no Município de Nisa. Questionando se a proposta de valor do produto território é, efectivamente, resultado de uma consistente política de marketing territorial, avança-se para a proposta de um modelo conceptual de análise a aplicar posteriormente, no âmbito de um case study já identificado. Pretende-se que a aplicação do modelo possa testar a consistência e o sucesso da proposta de valor do produto território, tendo em atenção o seu impacto na capacidade competitiva de dado território e os necessários reflexos na qualidade de vida da população.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Raposo, Mário Lino Barata
Contributor(s) Belo, Manuel José Gordo Videira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents