Document details

O papel dos colaboradores, das tecnologias e dos processos na implementação de relações na banca portuguesa

Author(s): Xisto, Bruno Alexandre Cipriano

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3156

Origin: uBibliorum

Subject(s): Marketing relacional - Bancos; Banca portuguesa - Clientes


Description

O relacionamento com os clientes é um dos principais activos de uma organização. As instituições bancárias cientes da importância do relacionamento com os clientes criaram a figura do Gestor de Cliente e deram-lhe a ferramenta necessária para facilitar a sua tarefa e aumentar o negócio, o CRM. Este, através dos processos e das tecnologias que o compõem pretende ser a ferramenta de excelência do gestor no estabelecimento das relações. O objectivo final desta investigação é compreender em que ponto as tecnologias e os processos enquanto ferramentas do gestor de cliente contribuem para a construção de relações de sucesso com os clientes. Para facilitar a investigação constituíram-se três variáveis. Os colaboradores, as tecnologias e os processos. Estes foram agregados num modelo de análise evidenciando as relações que existem entre ambos e evidenciando a sua contribuição para o sucesso no relacionamento com os clientes. A metodologia utilizada na investigação foi de natureza qualitativa com base em entrevistas exploratórias semi-estruturadas feitas aos gestores de clientes de dois bancos nacionais. Os dados foram analisados pela metodologia qualitativa. Observou-se que os gestores são da opinião que os processos e as tecnologias facilitam a sua tarefa enquanto gestores facilitando também o estabelecimento de relações com os seus clientes. Todos são da opinião que os processos e as tecnologias são positivos mas sugerem melhorias ao nível das tecnologias e dos processos de modo a fazer uma gestão mais adequada do tempo despendido.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, Helena Maria Baptista
Contributor(s) Xisto, Bruno Alexandre Cipriano
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents