Document details

Alterações induzidas na velocidade de lançamento em jovens adolescentes sujeitos a 4 programas distintos de força explosiva

Author(s): Andrade, Ana Isabel da Silva

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3176

Origin: uBibliorum

Subject(s): Educação física - Treino de força - Adolescentes; Bolas medicinais - Lançamento - Adolescentes; Futebol - Adolescentes; Andebol - Adolescentes


Description

Este estudo pretendeu determinar os efeitos de 4 programas distintos de lançamento com a mesma carga total de treino (i.e., o mesmo impulso mecânico), sobre a velocidade de lançamento com uma bola de andebol, futebol, bola medicinal de 3 kg. Métodos: Participaram neste estudo 55 alunos do ensino secundário (idade 16 ± 0.92 anos, peso 59.05 ±12.12 kg, altura 1.66 ± 0.09 m e envergadura 1.64 ± 0.11 m) divididos em quatro grupos homogeneamente indexados a um tipo de treino específico. Um grupo de treino que realizou 3 séries de 6 repetições com uma bola medicinal de 3 kg (G3); um grupo de treino que realizou 6 séries de 15 repetições com uma bola de andebol (G1:0.35 kg); um grupo de treino que realizou 5 séries de 15 repetições com uma bola de futebol (G2: 0.45 kg); e um grupo realizou 6 séries de 6 repetições com uma bola medicinal de 3 kg (G4). Todos os programas de treino tiveram a mesma carga de trabalho (i.e., o mesmo impulso: 366 N.s) previamente estabelecido num estudo piloto. Foram executados testes de lançamentos de bola de, andebol, futebol, bola medicinal de 1kg e bola medicinal de 3kg antes e depois de um período de seis semanas de treino com 2 sessões semanais. Resultados: Todos os grupos obtiveram ganhos significativos na velocidade de lançamento, excepto o G1. Todavia, não foram observadas diferenças entre grupos, independente das bolas avaliadas. O grupo que evidenciou maiores ganhos foi o G4. Em relação às diferenças inter-grupo, apenas se perceberam diferenças estatisticamente significativas para a bola de andebol e de 3 kg. Conclusão: Concluiu-se que todos os programas de treino aplicados foram eficazes no aumento da velocidade de lançamento durante um curto período de tempo (6 semanas). Este estudo demonstrou ainda que um trabalho simples com bolas medicinais pode ser altamente eficaz e de fácil aplicação ao nível do ensino secundário.

Objective: The aim of this study was to determine the effects of four different throwing programs with the same "effective" charge of training (i.e., the same mechanical impulse) on the throwing velocity with a handball ball, a football ball and a medicine ball of 3 kg. Methods: 55 school students (age 16 ± 0.92 years, weight 59.05 ± 12.12 kg, height 1.66 ± 0.09 and magnitude 1.64 ± 0.11 m) were randomly located into four groups. A training group that performed 3 sets of 6 repetitions (reps) with a 3 kg medicine ball (G3), another training group that performed 6 sets of 15 repetitions with a handball ball (G1: 0.45kg), a third training group that performed 5 sets of 15 repetitions with a football (soccer) ball (G2: 0.45 kg) and a fourth group that performed 6 sets of 6 repetitions with a 3 kg medicine ball (G4). All training programs had the same workload (i.e., the same impulse: 366 Ns) previously established in a pilot study. Throwing performance tests of handball, football, and medicine ball of 1kg and 3kg medicine ball, before and after a period of six weeks of training with two sessions per week were done. Results: All groups significantly enhanced throwing velocity, except G1. However, no significant differences between groups were observed, regardless of the balls tested. The group which showed greater gains was the G3. Concerning inter-group differences, only statistically significant differences on the handball and the 3 kg ball was noticed. Conclusion: It was concluded that all training programs applied were effective in improving throwing velocity in a short period of time (6 weeks). This study has also demonstrated that a simple work with medicine balls can be highly effective and easily applied to the secondary level students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Mário António Cardoso; Tillaar, Roland van den
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents