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A emergência dos nanomateriais na ciência, tecnologia e sociedade, inclusão no currículo do 12º ano

Author(s): Santos, Marina Luís Paiva

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3245

Origin: uBibliorum

Subject(s): Nanomateriais - Ensino secundário; Ciência dos materiais - Nanotecnologia


Description

Os nossos hábitos, a nossa cultura, a nossa existência, quer como indivíduos quer como sociedade, estão intimamente relacionados com a posse, controlo e manuseamento dos materiais. Historicamente, a humanidade viveu a Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. O séc. XX foi o incontestavelmente o século do plástico. O séc. XXI será o século do “admirável mundo novo”, dos nanomateriais. A “Nanociência” é anunciada como uma nova revolução no conhecimento dos materiais, que irá atingir todos os aspectos da sociedade humana, daí, a pertinência da sua inclusão nos currículos do Ensino Secundário em Portugal. Este trabalho pretende contribuir para o despertar desta realidade nas escolas portuguesas. Nele apresenta-se uma proposta de subcapítulo curricular sobre a temática dos nanomateriais para implementação em turmas do 12ºano de escolaridade do Ensino Secundário, inserida nos conteúdos programáticos da disciplina de Química, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, mais precisamente, na respectiva Unidade 3: Plásticos, Vidros e Novos Materiais. Inicialmente é feita uma apresentação genérica dos nanomateriais, seguida de uma contextualização histórica e de uma explanação da relevância, aplicações e implicações dos mesmos na sociedade, e relevo da interdisciplinaridade do tema. Posteriormente, e já incluída na segunda parte do trabalho, é feita uma abordagem em termos mais científicos focando a noção de nanomateriais, as respectivas sínteses e estudos de caracterização. Por último, emerge uma proposta de conteúdos e de actividades a desenvolver em contexto de sala de aula e de laboratório que se julgam simples e exequíveis em laboratórios de escolas, à excepção da proposta de realização de estudos de caracterização de nanomateriais que, por exigirem o recurso a equipamento não acessível a escolas secundárias, tais como microscópios electrónicos e difractrómetros de raios X, será sugerida a sua realização numa instituição do ensino superior através da implementação de uma parceria entre escolas. Assim, pretende-se proporcionar aos alunos a oportunidade de entrarem em contacto com o “nanomundo”, que indubitavelmente fará parte do seu futuro.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Amélia Rute de Lima Dias dos
Contributor(s) Santos, Marina Luís Paiva
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