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A emergência dos nanomateriais na ciência, tecnologia e sociedade, inclusão no currículo do 12º ano

Author(s): Santos, Marina Luís Paiva

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3245

Origin: uBibliorum

Subject(s): Nanomateriais - Ensino secundário; Ciência dos materiais - Nanotecnologia


Description

Os nossos hábitos, a nossa cultura, a nossa existência, quer como indivíduos quer como sociedade, estão intimamente relacionados com a posse, controlo e manuseamento dos materiais. Historicamente, a humanidade viveu a Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro. O séc. XX foi o incontestavelmente o século do plástico. O séc. XXI será o século do “admirável mundo novo”, dos nanomateriais. A “Nanociência” é anunciada como uma nova revolução no conhecimento dos materiais, que irá atingir todos os aspectos da sociedade humana, daí, a pertinência da sua inclusão nos currículos do Ensino Secundário em Portugal. Este trabalho pretende contribuir para o despertar desta realidade nas escolas portuguesas. Nele apresenta-se uma proposta de subcapítulo curricular sobre a temática dos nanomateriais para implementação em turmas do 12ºano de escolaridade do Ensino Secundário, inserida nos conteúdos programáticos da disciplina de Química, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, mais precisamente, na respectiva Unidade 3: Plásticos, Vidros e Novos Materiais. Inicialmente é feita uma apresentação genérica dos nanomateriais, seguida de uma contextualização histórica e de uma explanação da relevância, aplicações e implicações dos mesmos na sociedade, e relevo da interdisciplinaridade do tema. Posteriormente, e já incluída na segunda parte do trabalho, é feita uma abordagem em termos mais científicos focando a noção de nanomateriais, as respectivas sínteses e estudos de caracterização. Por último, emerge uma proposta de conteúdos e de actividades a desenvolver em contexto de sala de aula e de laboratório que se julgam simples e exequíveis em laboratórios de escolas, à excepção da proposta de realização de estudos de caracterização de nanomateriais que, por exigirem o recurso a equipamento não acessível a escolas secundárias, tais como microscópios electrónicos e difractrómetros de raios X, será sugerida a sua realização numa instituição do ensino superior através da implementação de uma parceria entre escolas. Assim, pretende-se proporcionar aos alunos a oportunidade de entrarem em contacto com o “nanomundo”, que indubitavelmente fará parte do seu futuro.

Our habits, our culture, our existence, both as individuals and as a society are closely related to the possession, control and handling of materials. Historically, mankind lived the Stone, the Bronze and the Iron Ages. The twentieth century was undoubtedly the century of the plastic. The XXI century will be the "brave new world" of nanomaterials. The "Nanoscience" is advertised as a new revolution in knowledge of materials, which will reach all aspects of human society, hence the relevance of its inclusion in the curricula of secondary education in Portugal. This work pretends to contribut for the awaken for this reality in portuguese schools. In it presents a proposed subchapter curriculum on the topic of nanomaterials for implementation in classes of 12 th grade of secondary education, included in the syllabus content of Chemistry, more precisely, on its Unit 3: Plastics, Glass and New Materials. It begin with a general presentation of nanomaterials, followed by a historical context and an explanation of the relevance, applications and implications for the society and the interdisciplinary focus of the theme. Subsequently, already included in the second part of the work is done in a more scientific approach focusing on the concept of nanomaterials, their synthesis and characterization studies. Finally, there emerges a proposal of contents and activities to develop in the context of the classroom and laboratory that think simple and feasible in school laboratories, with the exception of the proposed studies for the characterization of nanomaterials, for demanding the use of equipment not available to secondary schools, such as electronic microscopes and Xray diffractometer, its implementation will be suggested in an institution of higher education by implementing a partnership between schools. Thus, it is intended to provide students the opportunity to come into contact with the "nanoworld" which undoubtedly will be part of their future.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Amélia Rute de Lima Dias dos
Contributor(s) uBibliorum
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