Author(s):
Espinhaço, Vitor Manuel dos Santos Marques
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3321
Origin: uBibliorum
Subject(s): Desporto escolar; Desporto escolar - Futsal; Desporto escolar - Habilidades motoras; Desporto escolar - Conhecimento de regras; Educação física - Desporto escolar
Description
É objetivo deste estudo foi analisar o efeito da aplicação de uma unidade didática de futsal em alunos do 2º ciclo de escolaridade sem experiência previa e quando associada à prática concomitante da modalidade em desporto escolar. A amostra foi constituída por 20 alunos do sexo masculino (11,25 ± 0,181), alunos do 6º ano de escolaridade, dividida em 2 grupos: (Grupo A) 10 sujeitos são praticantes de futsal em contexto de desporto escolar; (Grupo B) 10 sujeitos não são praticantes de futsal em contexto de desporto escolar. O efeito da aplicação da unidade didática de futsal (de 12 aulas, repartida por 6 semanas) foi avaliado em ambos os grupos de alunos no que refere ao conhecimento das regras de futsal e habilidades técnicas (passe, receção, condução de bola, drible e remate). A avaliação do conhecimento de regras foi realizada pela aplicação de um questionário e a avaliação das habilidades técnicas através de uma bateria de testes de gestos técnicos. Os dois grupos foram sujeitos a dois momentos de avaliação: momento inicial e momento final. Foi aplicado o teste do Qui – Quadrado (X2) com vista a estudar as diferenças entre os grupos e momentos de avaliação, tendo sido considerado um nível de significância de 5%. Os resultados obtidos apesar de não serem significativos, sugerem que a unidade didática de futsal, em alunos sem experiência prévia da modalidade (grupo B), melhoram os níveis de sucesso em todos parâmetros avaliados. Todavia, a mesma unidade didática quando aplicada em alunos com experiência prévia associada a uma prática concomitante de futsal no desporto escolar (grupo A) não parece trazer qualquer vantagem significativa do ponto de vista motor (exceto condução de bola) ou de conhecimento da modalidade. O nosso estudo permite-nos concluir que a aplicação de uma unidade didática de futsal de 12 aulas induz efeitos positivos não significativos no desempenho motor e no conhecimento geral das regras da modalidade. A prática de desporto escolar /futsal, concomitantemente com esta unidade didática não parece induzir melhorias significativas nem tão pouco distintas face a alunos que apenas fazem a unidade didática.