Document details

A eficácia escolar e liderança pedagógica percebida e o sucesso dos alunos

Author(s): Vieira, José Pedro Saraiva

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3344

Origin: uBibliorum

Subject(s): Desenvolvimento organizacional; Eficácia escolar - Factores de eficácia; Eficácia escolar - Liderança institucional; Eficácia escolar - Motivação; Eficácia escolar - Resultados dos alunos


Description

O presente estudo aborda o sucesso escolar sob a proeminência e polivalência de dois referentes do desenvolvimento organizacional e epistemológico: a eficácia e a liderança instrucional. As teorias, os modelos, as perspetivas, os problemas, as questões, as variáveis são propostas a um ritmo de conflitualidade e descontinuidade e bipolaridade: Os fatores de sucesso são macroestruturais, organizacionais, políticos, grupais, individuais? Qual o estado da problemática científica? O determinismo de Coleman, a reunificação genética e a insolvência da adaptação ou o estatuto diferenciado da organização escolar enquanto rede social de processo cognitivo? Há dados de investigação que preconizam os efeitos observáveis da liderança no desempenho dos alunos. A melhoria das escolas passa pelo comportamento de liderança educativa e profissional: o líder intensifica interações e estimula a motivação do sucesso. Outros autores, outras tendências evidenciam uma expressão moral na qualidade da liderança. O desenvolvimento organizacional da escola eficaz é comportamento colaborativo e que maximiza o clima de trabalho. No contexto empírico, duas dimensões são diferenciadas: o processo metodológico e a análise de resultados. O pressuposto é determinado pela abrangência da modelagem multinível e seletividade em diferentes variáveis e contextos que afetam o rendimento e sucesso escolar dos alunos. Objetivo mais concreto do estudo é validar os efeitos pedagógicos no sucesso escolar, analisar a influência do professor sobre práticas e respostas de aprendizagem. Tudo é suportado pela dinâmica do projeto de Investigação 3EM, que por sua vez executa-se como uma abordagem modelada pela investigação e problemática da eficácia escolar.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents