Document details

Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários

Author(s): Costa, Joana Raquel Pinheiro da

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3347

Origin: uBibliorum

Subject(s): Coaching; Coaching - Desempenho profissional; Coaching - Desempenho pessoal; Coaching educacional; Coaching - Comportamento escolar - Alunos universitários


Description

Coaching é um processo que estimula e permite a aprendizagem e o desenvolvimento, e assim, a melhoria da performance/desempenho do indivíduo. A relação de Coaching é habitualmente de curto prazo focada em aspetos específicos da vida do coachee, ajudando-o a atingir determinadas capacidades/competências de forma a alcançar os objetivos que definiu. Em Portugal, dentro do nosso conhecimento, não se conhecem experiências realizadas na área do Coaching educacional em Universidades. Por essa razão este estudo pretendeu perceber qual o impacto de um trabalho experimental de Coaching de grupo, em alunos universitários, no sucesso escolar, sendo que se espera obter efeitos positivos e diferenças significativas entre os alunos. Foi apresentado o estudo aos discentes e solicitou-se que quem estivesse interessado para se voluntariar (uma vez, que no Coaching nada pode ser por “obrigação”). Dos alunos que se voluntariaram, seis pertenciam ao primeiro ano do curso de Ciências do Desporto e quatro ao respetivo mestrado. Para se analisar os resultados definiram-se variáveis que caraterizavam a situação escolar de cada aluno: notas dos alunos no primeiro e no segundo semestre, de maneira a se conseguir relacionar o antes e o após Coaching. Os resultados que foram obtidos, quer nos alunos de Licenciatura quer em Mestrado, confirmam a intuição que se tinha quando se definiu o objetivo deste estudo, ou seja, parecem existir efeitos positivos e diferenças significativas nos alunos que tiveram contato com o Coaching em comparação com os restantes colegas.

Coaching is a process that stimulates and allows the learning process and personal development, and by doing so, it enhances the potencial performance of an individual. The Coaching relation occurs in a short period of time and is mostly focused in aspects of the coachee life, helping him/her to achieve certain capabilities/competences as a way to reach her/his defined goals. In Portugal and within our knowledge there are no known experiences done in the area of educational Coaching in universities. Therefore, this study had the goal of understanding an experimental work in a group Coaching in college students and the impact on their academic success, hopping to achieve positive and significant differences between students. The study was presented to the students and it was asked if someone was willing to volunteer (in Coaching nothing can be done by “obligation”). From the volunteer students, six belonged to the first year of Sport Sciences grade and four to the correspondent Master. To analyze the results, several variables were defined to characterize the academic situation of each student: the grades of the students on the first and second semester, in such a way that would be possible to relate the periods of time before and after the Coaching. The obtained results, both from bachelor and master students, confirm the proposed theory that was defined in the beginning of the study, meaning that it seem to have positive effect and significant differences in students that were in contact with Coaching in comparison with their fellow students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, Pedro Ferreira Guedes de
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents