Document details

Análise comparativa de três gramáticas escolares

Author(s): Lopes, Vera Lúcia de Andrade

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3406

Origin: uBibliorum

Subject(s): Língua portuguesa - Gramática normativa; Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem; Língua portuguesa - Gramática


Description

O presente trabalho pretende, além de refletir toda a experiência vivida na Escola Básica Grão Vasco de Viseu, salientar a utilidade das gramáticas em contexto sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, em prol do ensino comprometido da boa proficiência linguística. Em concreto, realizámos uma pequena viagem, de resto adaptada à especificidade deste labor científico, por três gramáticas escolares de diferentes editoras, constatando algumas diferenças entre elas e elegendo aquela que melhor se adequa a alunos do 3.º ciclo. Na realidade, uma aula completa, além da exploração textual, deve incluir, igualmente, a análise de um item gramatical, passando pelos três momentos de aprendizagem: teoria, prática e produção. Com efeito, seguindo este modelo, apresentamos uma proposta de aula, sendo que o item gramatical tratado surge subtilmente na sequência da análise textual. Toda esta reflexão de natureza teórico-prática surge integrada num Relatório de Estágio que conta com a caracterização da escola e das turmas, as aulas assistidas, respetivas planificações e materiais, atividades extracurriculares e uma apreciação final sobre todo este percurso incluída na conclusão.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Luís, Carla Sofia Gomes Xavier
Contributor(s) Lopes, Vera Lúcia de Andrade
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents