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Marketing e obesidade infantil: a influência da cor das frutas e vegetais no regime alimentar das crianças em idade pré-escolar

Author(s): Couto, Cristiana Patrícia Duarte Matos do

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3428

Origin: uBibliorum

Subject(s): Obesidade infantil; Obesidade infantil - Prevenção; Alimentação saudável - Marketing sensorial; Alimentação saudável - Marketing social; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de Saúde


Description

A obesidade infantil tem vindo a mostra-se mundialmente como uma doença de saúde pública. O consequente aumento da sua prevalência a nível mundial, na europa e, mais concretamente, em Portugal demonstra que esta epidemia é um problema cada vez mais atual e que constitui uma preocupação multidisciplinar. As suas causas são múltiplas e extensas, destacando-se o ambiente que envolve a sociedade e o fator comportamental de cada indivíduo como os fatores principais para este aumento. Sabe-se que o melhor tratamento para esta doença, é a prevenção precoce. A mudança de comportamentos adotando um estilo de vida baseado numa alimentação saudável e realização de atividade física é peça fundamental. A alimentação saudável torna-se, em idade pediátrica, uma barreira pela recusa desses alimentos, essencialmente de frutas e vegetais. A presente investigação teve como principal objetivo estudar a influência da cor de alimentos, nomeadamente de brócolos, couves, kiwis e uvas, no regime alimentar de 104 crianças do ensino pré-escolar. É um estudo observacional, transversal, descritivo e experimental com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Baseou-se primeiramente na avaliação antropométrica (peso e altura) das crianças para a sua caracterização nutricional e formação de grupos. Posteriormente as crianças, consoante o grupo a que pertenceram, observaram imagens dos alimentos em estudo (de cor verde e de uma cor alternativa) e responderam ao questionário. Neste estudo, concluiu-se que o nível de prevalência de peso excessivo (pré-obesidade e obesidade) está de acordo com os de nível nacional. Comprovou-se também que a cor dos alimentos em estudo influencia a perceção do paladar desses alimentos assim como a vontade de os consumir por parte das 104 crianças. Particularmente, foi inferido que a cor influencia as escolhas das crianças com peso excessivo. De acordo com os resultados, as estratégias a adotar, em grupo ou individualmente, para a prevenção da obesidade e promoção de estilos de vida saudáveis, devem iniciar-se o mais precocemente possível, abrangendo inúmeras áreas como a do marketing sensorial através do estímulo da cor em associação com o marketing social que por sua vez tenta influenciar a mudança de comportamentos.

Childhood obesity has been worldwide considered a public health disease. The consequent increase in its prevalence worldwide, in Europe and, more specifically, in Portugal shows that this epidemic is an increasingly problem and a multidisciplinary concern. Its causes are multiple and extensive, especially the environment surrounding society and the behavioral factor of each individual as the main factors for this increase. It is known that the best treatment for this disease is early prevention. The change in behavior by adopting a lifestyle based on healthy eating and physical activity is a key part. Healthy eating becomes, in children, a barrier by the refusal of foods, mainly fruits and vegetables. This research aimed to study the influence of food color on 104 pre-school education children’s preference for broccoli, cabbage, kiwi and grapes of. It is an observational, crosssectional, descriptive and experimental study with a quantitative and qualitative methodological approach. Initially was based on anthropometric (weight and height) of children for further characterization and nutritional training groups. Later the children, depending on the group they belong to, observed images of food under study (green color and an alternate color) and answered the questionnaire. In this study, it was concluded that the level of prevalence of overweight (overweight and obesity) is consistent with the national level. It is also proved that the food color influences the perception of these foods taste as well as the desire to consume them by the 104 children. Particularly, it was inferred that color influences the choices of overweight children. According to the results, the strategies adopted, in groups or individually, for preventing obesity and promoting healthy lifestyles, should start as early as possible, covering many areas such as sensory marketing through the color stimulus in association with social marketing which in turn tries to influence behavior change.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, Helena Maria Baptista
Contributor(s) uBibliorum
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