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Desenvolvimento de misturas betuminosas porosas impregnadas com geopolímeros

Author(s): Carloto, Maria Ana Abreu Dias da Silva

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3560

Origin: uBibliorum

Subject(s): Mistura betuminosa; Mistura betuminosa porosa - Geopolímeros; Ligante geopolimérico; Argamassa de cimento; Argamassa geopolimérico


Description

Neste trabalho apresenta-se um estudo laboratorial de misturas betuminosas porosas impregnadas com cimento e com ligante geopolimérico. O estudo desenvolvido visa o conhecimento da composição e das propriedades principais deste tipo de misturas. O contributo apresentado neste trabalho insere-se na área do conhecimento sobre pavimentos semi-flexíveis porosos impregnados com cimento Portland. Como se sabe, as misturas porosas impregnadas com cimento têm aplicação em pavimentos sujeitos a elevadas solicitações de carga e desgaste, sendo a sua utilização mais comum em zonas industriais, portos, aeroportos, estradas, áreas de estacionamento de tráfego pesado e hangares. Como inovação, e em alternativa ao cimento Portland, foram produzidas misturas porosas impregnadas com ligantes geopoliméricos, obtidos a partir de lamas residuais provenientes de uma mina de tungsténio. Assim, a parte experimental consistiu na produção em laboratório de misturas betuminosas impregnadas com pastas de cimento Portland e de ligantes geopoliméricos. Inicialmente foi desenvolvida uma mistura betuminosa porosa com 25% de porosidade aberta, combinando agregados de diferentes granulometrias e diferentes teores de betume. As características mecânicas da mistura betuminosa porosa foram determinadas pelo ensaio Cântabro. A fluidez das pastas de cimento Portland e de ligantes geopoliméricos foi determinada pelo Cone de Marsh. As propriedades das misturas porosas impregnadas com cimento e geopolímeros foram caracterizadas com a realização de ensaios de tracção indirecta e de compressão simples. Da análise dos resultados obtidos, tendo em conta as condições deste estudo, não se pode concluir que a impregnação com ligantes geopoliméricos seja vantajosa comparativamente à utilização de cimento Portland. No entanto, verifica-se que existe um grande potencial para a utilização de ligantes alternativos ao cimento Portland, como o caso dos geopolímeros obtidos a partir de resíduos de minas, com vantagens ambientais e económicas.

This work presents a laboratory study of porous bituminous mixes impregnated with cement and geopolymers grouts. The study is aimed at the knowledge of the composition and main properties of this type of mixtures. The contribution presented in this paper is part of the area of knowledge of semi-flexible pavements pavements impregnated with Portland cement (grouted macadams). As is well known the grouted macadams have application in asphalt pavements subject to high load traffic and the most common application fields are industrial areas, harbors, airports, roads and parking areas of heavy traffic and also hangars. As an innovation and as an alternative to Portland cement, were produced porous mixtures impregnated with geopolymer binders obtained from mud waste from a local tungsten mine. Thus, the experimental part was the production in laboratory of bituminous mixtures impregnated with cement Portland grouts and geopolymer binders. Initially we developed porous asphalt with 25% of voids combined with different gradations aggregates and different bitumen contents. The mechanical properties of porous asphalt were determined using the Los Angeles abrasion (Cantabro test). The fluidity of the grouts was determined by March Cone. The properties of semiflexible bituminous mixes impregnated with cement and geopolymers were characterized using Indirect Tensile tests and Simple Compression tests. From the analysis of the results, according to this study conditions, it is not possible to conclude that the impregnation with geopolymer binders is advantageous compared to using Portland cement. However, it appears that there is a great potential for the use of alternative grouts to Portland cement as the case of geopolymers made from mining waste, with environmental and economic advantages.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes, João Paulo de Castro
Contributor(s) uBibliorum
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