Document details

Análise do efeito dos troços em obras nos custos suportados pelos utentes das estradas

Author(s): Teixeira, João Fernando Garcez

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3587

Origin: uBibliorum

Subject(s): Rede rodoviária - Gestão; Rede rodoviária - Custos dos utentes; Rede rodoviária - Obras - Custos dos utentes; Rede rodoviária - Obras - Custos adicionais - Utentes


Description

No presente trabalho é efectuada a análise dos principais efeitos causados pelos troços em obras nos custos suportados pelos utentes das estradas. São abordados aspectos relativos aos Custos dos Utentes da Estrada (CUE), à influência dos troços em obras nos CUE e à avaliação dos respectivos custos adicionais para os utentes. O estudo apresentado assenta num trabalho de doutoramento desenvolvido em duas Universidades (Beira Interior e Coimbra) do qual resultou a criação de um Modelo de Custos dos Utentes das Estradas que pode ser usado na avaliação de projectos e na gestão deste tipo de infra-estruturas. O modelo desenvolvido permite a obtenção de custos médios dos utentes (custos de operação dos veículos, do tempo de percurso, dos acidentes e de portagem). De forma a refinar o modelo, o trabalho apresentado tem por objectivo contribuir para a definição e quantificação dos efeitos causados pelas intervenções de manutenção e reabilitação efectuadas na rede rodoviária (troços em obras), ao longo da sua vida útil, nos custos suportados pelos utentes das estradas.

This work presents a study of the main effects of work zones on costs supported by road users. Topics related to road user costs (RUC), the influence of work zones in the RUC calculations and the assessment of additional costs to users are discussed. The analysis developed is based on a doctoral thesis carried out in two universities (Coimbra and the Beira Interior) which resulted in a Road User Cost Model that can be used for the evaluation of new projects and the management of road networks. The model allows the computation of average road user costs (vehicle operating, travel time, accidents, and toll costs). In order to refine the model, this study aims to contribute to the definition and quantification of the effects caused by work zones (maintenance and rehabilitation works), throughout road life cycle, on the road user costs.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Bertha Maria Batista dos
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents