Author(s):
Tavares, Ana Isabel Ferreira
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3600
Origin: uBibliorum
Subject(s): Mistura betuminosa; Mistura betuminosa drenante - Vias urbanas; Mistura betuminosa drenante - Manutenção; Mistura betuminosa drenante - Manutenção - Avaliação do desempenho
Description
Com o crescimento da urbanização e o consequente aumento da impermeabilidade do solo em áreas urbanas, há a necessidade de repensar os pavimentos utilizados em infraestruturas urbanas, incluindo ruas e passeios, a fim de garantir as suas características funcionais. Com as mudanças climáticas, há grandes picos de fluxos de águas pluviais em curtos períodos de tempo, devido às chuvas que afetam o desempenho dos pavimentos convencionais. Este facto dificulta o tráfego e promove situações de inundação. Assim, a presente dissertação visa desenvolver em laboratório, uma solução de mistura betuminosa drenante para ser utilizada em vias urbanas, mostrando um melhor desempenho, na resposta à drenagem de águas pluviais, quando comparada com os pavimentos utilizados. Consequentemente, esta mistura betuminosa drenante permite uma maior segurança e conforto para o tráfego (automóveis e peões). Estuda-se também uma via urbana, a "Alameda da Europa", na cidade da Covilhã, a fim de a caracterizar em relação às suas funções, morfologia e composição e avaliar os pavimentos nela utilizados. Na mistura betuminosa drenante desenvolvida no laboratório, foi utilizado um betume modificado por polímeros. Também foram usados resíduos das Minas da Panasqueira e britas. No estudo de caso "Alameda da Europa", foram extraídos carotes dos pavimentos, de modo a compará-los com a mistura betuminosa drenante produzida em laboratório. No final, houve a possibilidade de verificar que a mistura betuminosa drenante apresenta um melhor desempenho, em termos das características estudadas, permeabilidade e perda por desgaste. No que diz respeito à incorporação de resíduos das Minas da Panasqueira, os resultados menos favoráveis.
With the growing of urbanization and the consequent increase of soil imperviousness in urban areas, there is the need of rethinking the pavements used in urban infrastructures, including roads and sidewalks, in order to ensure their functional features. With the climatic changes, there are large peaks of water flows in short periods of time due to the rainfall that affects the performance of conventional pavements. This fact hampers the traffic and promotes flooding situations. In this sense, this Thesis aims to develop in lab, a solution of porous asphalt to be used in urban streets, showing a better performance in its response to the storm water drainage, when compared with the used pavements. Consequently, this porous asphalt allows greater safety and comfort for traffic (cars and citizens). It aims also to study an urban street, the ‘Alameda da Europa’, in the city of Covilhã, in order to characterize it in relation to its functions; morphology and composition and to assess the pavements used on it. In the porous asphalt developed in laboratory, it was used a bituminous binder modified by polymers. It was also used waste from Panasqueira’s Mines and gravel. In the case study “Alameda da Europa”, were extracted pavement materials in order to compare them with the porous asphalt produced in the laboratory. In the end, there was the possibility of checking that the porous asphalt shows a better performance, in terms of the studied features, permeability and wear loss. Regarding the incorporation of Panasqueira’s Mines waste, the results were less favourable.