Document details

Novos modelos de negócio para a gestão e desenvolvimento de aeroportos: os efeitos do lado ar e do lado terra, no caso particular de Cabo Verde

Author(s): Ramos, Mário Adnilson Lelis

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3631

Origin: uBibliorum

Subject(s): Aeroportos - Cabo Verde; Aeroportos - Gestão - Cabo Verde; Aeroportos - Turismo - Cabo Verde; Taxas aeronáuticas - Cabo Verde; Aeroportos - Desenvolvimento socio-económico


Description

Os aeroportos de Cabo Verde são todos deficitários, conseguindo a sua sustentabilidade dos proveitos provenientes da FIR – Oceânica do Sal que juntamente com as restantes taxas aeronáuticas representam mais de 90% dos ganhos da ASA. O presente trabalho procura perceber os modelos de negócios na gestão actual e passada da ASA e apresentar directrizes para implementação por parte da autoridade aeroportuária de novos modelos de negócios para que no futuro a ASA seja menos dependente das receitas da FIR. Serão analisados os impactes socioeconómicos dos aeroportos, fundamentais para a percepção do real valor destes, que num país arquipelágico como Cabo Verde, se revelam ainda mais preponderantes. A relação Aeroportos e Turismo é aqui explorada e neste ponto, convém, à administração aeroportuária uma gestão flexível, para o rápido aproveitamento das oportunidades de negócios, privilegiando o incremento de tráfego e o incremento das receitas não-Aeronáuticas, factores essenciais para o sucesso de qualquer aeroporto moderno a nível mundial.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Jorge Miguel dos Reis
Contributor(s) Ramos, Mário Adnilson Lelis
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