Author(s):
Quintiães, Marta Sofia de Sá
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3659
Origin: uBibliorum
Subject(s): Aeronave - Método de linearização óptima; Aeronave - Estabilidade estática; Aeronave - Estabilidade dinâmica; Aeronave - Controlabilidade; Aeronave - Sistemas dinâmicos
Description
Todos os veículos aéreos possuem uma dinâmica de voo não linear e é sabido que a teoria de controlo é mais explorada no caso dos sistemas lineares. Como tal, na presença de um sistema não linear torna-se vital, em geral, linearizá-lo para estudar o comportamento do mesmo. É sobre a problemática de linearização que este trabalho de dissertação incide. Foi proposto um novo método de linearização óptima que procura o modelo linear, o mais próximo possível do sistema não linear considerado. Enquanto os métodos de linearização existentes não garantem a validade do modelo linearizado em determinados domínios de estados e de controlos, o método proposto tem como objectivo a viabilidade do modelo linear obtido em domínios previamente escolhidos pelo utilizador. De modo a validar o método de linearização óptima aqui apresentado, aplicámo-lo a três sistemas dinâmicos distintos e concluímos sobre os mesmos. Os sistemas aos quais aplicamos o método são, respectivamente, ao modelo não linear dinâmico da aeronave F-8 Crusader Fighter, ao modelo de um pêndulo rotativo invertido e ao modelo não linear de um satélite.