Author(s):
Martins, Maria de Fátima Duarte
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3858
Origin: uBibliorum
Subject(s): Leitura - Crianças; Leitura - Aprendizagem - Crianças; Leitura - Motivação - Aprendizagem - Crianças; Leitura - Dificuldade de aprendizagem; Compreensão de leitura - Crianças; Leitura - Escola - Crianças; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Description
Na actualidade, a escola para todos, reflecte-se na diversidade do seu público: diversidade étnica; diversidade cultural, diversidade linguística, diversidade de interesses; diversidade de capacidades, entre outras. Simultaneamente, estamos conscientes, que a escola detém, além de outros, o dever de dotar os alunos de competências que lhes permitam ser indivíduos activos e intervenientes na sociedade, a qual se organiza em torno da comunicação, seja verbal, imagética ou escrita. Facto este que nos remete para a importância da leitura e sua compreensão na formação dos nossos alunos tendo também presente que esta temática é imprescindível e incontornável para os alunos com necessidades educativas especiais. Esta dissertação incide particularmente sobre a compreensão leitora, tendo sempre presente os alunos com necessidades educativas especiais com todas as suas potencialidades e incapacidades ou dificuldades.