Author(s):
Pereira, João Luís Dâmaso
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3912
Origin: uBibliorum
Subject(s): Electroquímica - Ensino secundário; Electroquímica - Ensino superior; Electroquímica - Potenciómetria; Electroquímica - Voltametria; Eléctrodo; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
Description
Neste trabalho faz-se uma revisão dos conceitos básicos de electroquímica, leccionados no ensino secundário e nos primeiros anos do ensino superior. Analisa-se a metodologia no ensino de conceitos como “eléctrodo positivo”, “eléctrodo negativo”, “ânodo”, “cátodo”, “potencial de redução”, “potencial de oxidação” e “eléctrodo de referência”. Aplicam-se os métodos de potenciometria, de voltametria linear e voltametria cíclica no esclarecimento do significado físico do sinal da corrente e do potencial de eléctrodo.
In this work we have done a review of basic concepts of electrochemistry, taught in secondary schools and early years of higher education. Analyzes the methodology in the teaching of concepts like “positive electrode”, “negative electrode”, “anode”, “cathode”, “potential reductions”, “oxidation potential” and “reference electrode”. Apply methods of potenciometric, linear voltammetry and cyclic voltammetry in clarifying the physical meaning of the signal current and potential electrode.