Document details

Compreensão e memória: interacção na escrita e na leitura no 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Delgado, Olinda Lopes Rodrigues

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3945

Origin: uBibliorum

Subject(s): Ensino básico 1º ciclo - Leitura - Portugal; Ensino básico 1º ciclo - Escrita - Portugal; Promoção da leitura - Portugal; Leitura - Aprendizagem - Portugal; Leitura - Aprendizagem - Memória - Portugal; Plano Nacional de Leitura - Biblioteca escolar; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

Nas últimas décadas muito se tem investigado no âmbito da leitura e os responsáveis pelo poder politico dos diferentes países têm investido no sentido de a promover. Sendo a leitura uma ferramenta insubstituível que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos é crucial conhecer e compreender os seus modelos de aquisição. Assim, o trabalho que se apresenta, centrase nos processos que lhe são subjacentes, nas componentes que a constituem, bem como nas metodologias de ensino, como forma de poderem desenvolver uma actuação mais consciente, informada e adequada aos alunos. Se entendermos os nossos alunos como aprendizes activos, significa reconhecer a sua necessidade incessante de novas experiências. Eles estão continuamente envolvidos num processo de interpretação activa e de transformação da nova informação. Neste estudo pretendemos disponibilizar situações estimulantes, recorrendo à narrativa e à capacidade que esta tem em embarcar a criança numa viagem ao mundo maravilhoso e assim despertar os nossos alunos para o prazer de ler. Neste sentido, e recorrendo aos jogos de adivinhação do Goodman (1987;1994) em que o leitor tem um papel extremamente activo, antecipando o texto com base na sua experiência cultural e linguística, analisaremos dois contos que remetem para as vivências dos nossos alunos testando deste modo a capacidade de retenção e recordação. Não sendo a relação entre os conhecimentos prévios do leitor e a compreensão, uma relação linear, acreditamos que muito temos para percorrer no processo ensino – aprendizagem que na faixa etária dos alunos deste estudo se adquire de forma lenta e gradual.

A lot about reading has been researched lately and the responsible for the different countries’ policy have been investing in order to promote it. As reading is an irreplaceable tool which allows the readers to have access to a group of experiences and knowledge, it is rather important to know and understand its acquisition models. Therefore, the presented work is based on the processes which are underlain, on the components which form it, as well as on the teaching methodologies as a way of being able to develop a more conscious, informed and appropriate action among students. When we realise our students as active learners, that means, we have to recognise their incessant need for new experiences. They are continuously involved in an active understanding process and transformation of the new information. In this study, we are going to display stimulating situations, by using the narrative and its ability in taking a child on a journey to a wonderful world and, thus, awaken the pleasure for reading in our students. By using the Psycholinguistic Guessing Game of Goodman (1987; 1994), where the reader has an extremely active role and can anticipate the text according to his/her linguistic and cultural experience, we are going to analyse two tales which lead to our students’ life experiences and assess their ability of retention and memory. Being the relationship between the pre-knowledge of the reader and his/her understanding not simple, we firmly believe that we still have a lot to do in the teaching-learning process which is achieved slowly and gradually because of the students´ age in this study.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents