Document details

Proposta de um modelo de referência para a concepção e desenvolvimento de novos produtos

Author(s): Dias, Ana Sofia Martins da Eira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3973

Origin: uBibliorum

Subject(s): Empresa industrial - Desenvolvimento de novos produtos; Empresa industrial - Inovação; Desenvolvimento de novos produtos - Modelo conceptual; Desenvolvimento de novos produtos - Estratégia; Desenvolvimento de novos produtos - Ferramentas; Desenvolvimento de novos produtos - Metodologias; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Gestão Industrial


Description

Os processos de concepção e desenvolvimento de novos produtos são cruciais para a existência de negócios e empresas competitivas, o que significa a inovação se tornou num dos factores determinantes não só da sobrevivência, mas também do êxito empresarial. O desenvolvimento de novos produtos, nomeadamente os de âmbito industrial, não tem sido alvo preferencial de trabalhos científicos ao nível de doutoramento em Portugal, ou de artigos em revistas indexadas com autoria de investigadores portugueses, tendo sido este um dos mais importantes motivos da opção por esta temática. O primeiro objectivo deste trabalho é a geração de um modelo conceptual holístico que após validação se transforme num modelo efectivamente funcional não existente no actual estado da arte e do conhecimento ou prática existente. Como segundo objectivo garantir utilidades específicas ao modelo, principalmente de índole empresarial. A revisão da literatura foi conduzida de forma explanatória através de uma estratégia dedutiva na senda de um conjunto de constructos previamente estabelecidos o que levará à construção, de forma indutiva, do modelo conceptual referido. Na parte empírica da investigação, que validará o modelo conceptual transformando-o em funcional final, utilizarse-á um painel de especialistas ou painel Delphi (validação interna). Em complementaridade ao painel serão apresentados quatro casos de estudo que não só testarão o modelo e a sua utilidade como ainda lhe acrescentarão adequações que lhe vão garantir a forma funcional final (validação externa). Tratou-se portanto de uma investigação teórico-empírica, indutivadedutiva de carácter qualitativo. Como resultado final da investigação obteve-se um modelo que se designou de MAIDNP, ou seja, modelo abrangente e integrado de desenvolvimento de novos produtos. Esse modelo permitirá duas utilidades distintas: a primeira, de índole puramente científica, que deve permitir utilizar o modelo enquanto cardápio organizado de soluções para problemas ocorridos no DNP com recurso às ferramentas metodológicas e instrumentais conhecidas; a segunda, de índole operacional e aplicada, um subproduto da anterior em que o modelo funcionará como ferramenta de diagnóstico, roadmap ou roteiro de aferição, de processos, projectos e produtos, dedicado às empresas que inovam, concebem e desenvolvem novos produtos.

The processes of conception and development of new products are crucial for the existence of competitive businesses and products, which means that innovation has become, not only, one of the key factors of business survival but also of its success. The development of new products, namely in the industrial context, has not been the prime target of scientific work at doctoral level in Portugal, or by a substantial number of candidates or the subject of papers in refereed journals by Portuguese researchers, having been one of the most important reasons for the choice of this theme. The first goal of this work is the generation of a holistic conceptual model, which after its validation becomes a true functional model, lacking in prior state of the art, knowledge or existing practices. The second goal is intended to ensure that the specific utilities of the model are viable, especially the ones concerning the business field. The theoretical investigation and review of the literature carried out were conducted in an exploratory manner, through a deductive strategy in the wake of a previously established set of constructs, which allowed the construction of the referred conceptual model in an inductive way. The empirical part of the research validated the conceptual model, making it a functional final model. For this purpose, a panel of experts or Delphi panel (internal validation) was used and four cases of study were performed that, not only tested the model and its usefulness, but also conducted to model adjustments, which guaranteed final functional form (external validation). This was, therefore, a theoretical and empirical inductive-deductive research of a qualitative nature. As a final result of the investigtion a model was obtained, designated as MAIDNP, that is, integrated and embracing model of development of new products, which has two different uses: the first, of a purely scientific nature allows the model to be used as an organized solution menu to solve problems concerning DNP, using the known methodological and instrumental tools; the second, of an operational and applied nature (a byproduct of the above), where the model works as a diagnostic tool (or script roadmap benchmark) of processes, projects and products, dedicated to companies that innovate, design and develop new products.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matias, João Carlos de Oliveira; Abreu, António João Feliciano Pina da Costa
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents