Document details

Capacidade de absorção e processos organizacionais de gestão do conhecimento: relações com a inovação

Author(s): Costa, Vítor Manuel Valente da

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/4494

Origin: uBibliorum

Subject(s): Psicologia das organizações; Psicologia do trabalho; Gestão do conhecimento - Modelos cognitivos; Partilha do conhecimento - Modelos cognitivos; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

The present doctoral thesis, written in the field of work and organizational psychology, merges theoretical and empirical scientific papers, and aims to answer to research goals related with the theoretical and empirical exploration and analysis of the existent relationships between absorptive capacity, key knowledge management processes and organizational innovation. Moreover, the present work analyzes, both theoretically and empirically, the absorptive capacity’s construct dimensionality. The developed theoretical chapters allowed the creation of an integrative model, strengthening the link between knowledge management processes and the phases of absorptive capacity as well as framing organizational innovation as a consequent of key knowledge processes and the organizational capability of acquiring external knowledge and apply it to commercial ends, that is, its absorptive capacity. One hundred eleven respondents, from different organizations, from ten activity sectors, participated on an online survey that collected sociodemographic data of the key informant and the corresponding company. An absorptive capacity scale, as well as instruments to assess knowledge management processes – namely the key processes of acquisition, sharing, storage and documentation, and knowledge creation – and an organizational innovations scale were applied. The results, presented on the two empirical chapters, show that, on the surveyed companies, the organizational processes of knowledge acquisition and knowledge sharing reinforce absorptive capacity and new knowledge creation. Intra-organizational knowledge sharing also potentiates organizational innovation, though the mediating role of internal knowledge creation, variable that appears to be the strongest predictor of organizational innovation on the analyzed sample. Considering the results presented on chapter three and searching for more detailed knowledge on the variables that can promote internal knowledge creation, a model that reflects the interrelationships between potential absorptive capacity, the process of knowledge storage, and realized absorptive capacity was tested. The analysis showed that knowledge storage and the organizations’ realized absorptive capacity, that is, its ability to transform an apply previously acquired and assimilated knowledge, positively influence new knowledge creation and both, individually and conjointly, play a mediating role between potential absorptive capacity and the internal creation of new knowledge. Conclusions and final considerations are presented, with reflections about theoretical (for work and organizational psychology research) and practical (for the work and organizational psychologist) implications of the thesis, as well as its limitations.

A presente tese de doutoramento, em Psicologia (do trabalho e das organizações), apresenta um trabalho realizado em formato de articulação de artigos científicos, pretendendo responder a objetivos gerais de investigação relacionados com a exploração e análise, teórica e empírica, das relações existentes entre a capacidade de absorção (do conhecimento), processos chave de gestão do conhecimento e a inovação organizacional. Adicionalmente, investiga e analisa, teórica e empiricamente, a dimensionalidade do constructo de capacidade de absorção. Os capítulos teóricos desenvolvidos permitiram a criação de um modelo sinóptico, reforçando a ligação entre processos de gestão do conhecimento e fases da capacidade de absorção e enquadrando a inovação organizacional enquanto consequente de processos chave de gestão do conhecimento e da capacidade organizacional de adquirir conhecimento externamente e aplicá-lo para fins comerciais, isto é, a sua capacidade de absorção. Cento e onze respondentes, de diferentes organizações, pertencentes a dez setores de atividade, participaram num inquérito por questionário online que recolheu dados sociodemográficos do respondente e da empresa, aplicando ainda uma escala de capacidade de absorção, instrumentos de avaliação de processos de gestão do conhecimento – nomeadamente: aquisição, partilha, armazenamento e criação do conhecimento – e uma escala de inovação organizacional. Os resultados, apresentados em dois capítulos empíricos, demonstram que, nas empresas estudadas, os processos organizacionais de aquisição e partilha do conhecimento reforçam a capacidade de absorção e a criação de novo conhecimento. A partilha de conhecimento, intraorganizacional, potencia ainda a inovação organizacional, sendo esta relação mediada pela criação interna de novo conhecimento, variável que se apresenta como o mais forte preditor da inovação organizacional na amostra analisada. Considerando os primeiros resultados alcançados e procurando conhecer em maior detalhe as variáveis que podem promover a criação interna de novo conhecimento, foi testado um modelo onde a capacidade potencial de absorção, o processo de armazenamento do conhecimento e a capacidade efetiva de absorção são estudados na sua inter-relação. A análise realizada demonstrou que o armazenamento do conhecimento e a capacidade efetiva de absorção das organizações, isto é, a capacidade de transformarem e aplicarem conhecimento previamente adquirido e assimilado, influenciam positivamente a criação de novo conhecimento, representando, ainda, de forma individual e conjunta, um papel mediador entre a capacidade potencial de absorção do conhecimento e a criação interna de novo conhecimento. Conclusões e considerações finais são elaboradas e apresentadas, refletindo-se sobre as implicações teóricas (para a investigação em psicologia do trabalho e das organizações) e práticas (para o psicólogo do trabalho e das organizações) da tese apresentada, bem como acerca das suas limitações.

Document Type Doctoral thesis
Language English
Advisor(s) Monteiro, Samuel José Fonseca
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo