Document details

Ansiedade em Estudantes de Medicina

Author(s): Rodrigues, Joana Ramos

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/4895

Origin: uBibliorum

Subject(s): Ansiedade; Educação Médica; Escala; Estudantes de Medicina; Meio Clínico; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina


Description

O curso de Medicina é considerado um dos cursos mais desejados e exigentes do Ensino Superior português, possibilitando, por um lado, grande gratificação e realização, tanto a nível pessoal como profissional e, por outro lado, exigindo um percurso de muitos anos de trabalho e uma dedicação quase exclusiva. A elevada carga horária, os estágios clínicos, as avaliações frequentes e o contacto com os doentes representam grandes exigências, tornando-se, frequentemente, fontes de stress e ansiedade para os estudantes de Medicina. Esta investigação pretende avaliar os níveis de ansiedade basal dos estudantes de Medicina, bem como visa a criação de uma escala que permita a avaliação dos níveis de ansiedade em meio clínico. Participaram neste estudo 997 estudantes de seis estabelecimentos do Ensino Superior portugueses, 557 alunos do curso de Medicina e 440 alunos de outros cursos. Dos participantes, 720 eram do sexo feminino (72,2%) e 277 (27,8%) do sexo masculino, tendo sido o intervalo de idades entre os 22 e 23 anos o mais prevalente (29,0%). A maioria dos participantes estudava na Universidade de Lisboa (39,5%) e encontrava-se no 2º ano do percurso académico (22,4%). Os instrumentos utilizados foram um questionário de dados sociodemográficos, Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 1999), Escala de Autoavaliação de Ansiedade de Zung (Vaz Serra, 1982), Inventário de Fontes de Stress Académico no Curso de Medicina (IFSAM) (Loureiro, 2008) e ainda a Escala de Ansiedade em Meio Clínico (EAMC), construída no âmbito deste trabalho. A EAMC demonstrou uma boa consistência interna (Alpha de Cronbach = 0,84) e boa capacidade de discriminação de sujeitos apresentando-se assim, como instrumento consistente e fiável para a avaliação de ansiedade nos estudantes de Medicina quando expostos ao meio clínico. Os resultados indicam que os alunos de Medicina apresentam níveis médios de ansiedade inferiores aos de estudantes de outros cursos (=36,50; s=8,37 e =39,41; s=10,12 respetivamente; t(995)=-4,96; p=0,000). Os estudantes do sexo feminino, alunos que frequentavam o 2º ano do curso e os estudantes com menor grau de satisfação com o suporte social foram aqueles que apresentaram maiores níveis de ansiedade. Relativamente à ansiedade em meio clínico, constatou-se que 91% dos estudantes de Medicina apresentam baixos níveis de ansiedade em meio clínico, sendo a possibilidade de infligir dor ou dano ao doente o item associado a níveis de ansiedade em contexto clínico mais elevados. Observou-se uma correlação estatisticamente significativa entre os níveis de ansiedade basal e os níveis de ansiedade em meio clínico (r=0,30; p <0,001). A grande maioria dos estudantes de Medicina (91%) considera pertinente a promoção, pelos estabelecimentos de ensino de alguma forma de apoio relativamente a situações que possam despoletar maior grau de ansiedade em meio clínico. Esta investigação alerta para elevada prevalência de ansiedade nos estudantes de Medicina (>20%), sendo desta forma importante que as instituições de ensino canalizem esforços no sentido de proporcionar um acolhimento favorável aos jovens que se aventuram nesse tão exigente percurso que é a profissão médica.

Medicine school is considered to be one of the most desired and demanding courses of the Portuguese Higher Education, enabling, on the one hand, great gratification and achievement, both on a personal and professional level and, on the other hand, requiring many years of work and almost exclusive dedication. The high workload, the curricular internships, the assessments and the frequent contact with sick people imply great demands, often making them, sources of stress and anxiety for medical students. This research aims to assess basal anxiety levels of medical students as well as to create a scale that allows the assessment of anxiety levels in the clinical environment. 997 students from six establishments of Higher Education Portuguese participated in this study, 557 were medical students and 440 were students from other courses. Among the participants, 720 were female (72,2%) and 277 (27,8%) were male, with the age range between 22 and 23 years being the most prevalent (29,0%). The majority of participants was studying at the University of Lisbon (39,5%) and was in the 2nd year of the academic path (22,4%). The instruments used were a demographic questionnaire, the Scale of Satisfaction with Social Support (Ribeiro, 1999), the Zung’s Scale of Self-assessment of Anxiety (Vaz Serra, 1982), the Inventory of Sources of Stress During Medical Education (IASSME) (Loureiro, 2008) and also the Scale of Anxiety in the Clinical Setting (SACS), built in the context of this work. The SACS demonstrated a good internal consistency (Cronbach's Alpha=0,84) and a good discriminatory ability, presenting as a consistent and reliable instrument for the assessment of anxiety in medical students when exposed to the clinical setting. The results indicate that medical students have lower average levels of anxiety than students from other courses (=36,50; s=8,37 and =39,41; s=10,12 respectively; t(995) = -4,96; p= 0.000). Female students, students who attend the 2nd year and students with a lower level of satisfaction with the social support were those with higher anxiety levels. Concerning anxiety in the clinical environment, it was found that 91% of medical students have low anxiety levels in the clinical setting, with the chance to inflict pain or harm to the patient being the item associated with the highest anxiety levels. We observed a statistically significant correlation between anxiety levels in the clinical environment and anxiety basal levels (r=0,30; p < 0,001). The vast majority of Medical students (91%) consider to be important the promotion by educational establishments of some type of support for situations that may trigger higher degree of anxiety in the clinical setting. This research alerts to the high prevalence of anxiety in medical students (>20%), being important that educational institutions provide a favorable reception to young people who venture out in this challenging route that is the medical profession.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents