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Análise do nível de serviço em estradas multivias: uma avaliação com recurso à metodologia HCM 2010

Author(s): Fernandes, João Miguel Machado

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/4925

Origin: uBibliorum

Subject(s): Capacidade; Estrada Multivias; Highway Capacity Manual 2010 - Hcm 2010; Nível de Serviço; Rampas de Aceleração e Desaceleração; Secção Corrente; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil


Description

As redes de autoestradas dos diversos países devem garantir um nível de serviço compatível com a rápida deslocação de veículos, pessoas e bens. Para avaliar a qualidade do serviço prestado por este tipo de infraestruturas rodoviárias é usual recorrer ao método do Transportation Research Board. A versão mais recente desta metodologia de referência mundial, que avalia a qualidade do serviço através da análise das condições de circulação que são oferecidas aos usuários de uma estrada (segurança, facilidade de manobra e velocidades de circulação), é o “Highway Capacity Manual 2010” (HCM 2010). Esta metodologia foi concebida atendendo ao sistema rodoviário americano, no entanto, tem sido adotada por diversos países de todo o mundo, inclusive da União Europeia, como Portugal. A aplicação da metodologia às especificidades próprias da rede de estradas e das características do tráfego português constitui um desafio que deverá ser estudado adequadamente. Assim, o presente estudo tem como objetivo, para além de uma descrição pormenorizada da metodologia para as estradas multivias e a sua adaptação ao sistema internacional de unidades, a aplicação da mesma a um caso de estudo nacional, de forma a avaliar a sua aplicabilidade. Do trabalho desenvolvido foi possível concluir que embora existam algumas diferenças operacionais entre os dois sistemas rodoviários, a metodologia HCM 2010 pode ser aplicada em Portugal. Salienta-se contudo, que várias formulações adotadas por esta metodologia resultam de extensas bases de dados americanas, cuja realidade rodoviária é distinta da europeia, pelo que os resultados obtidos na aplicação da mesma a outras realidades, apesar de representativos, devem ser alvo de uma leitura cuidada.

The highway network in several different countries should guarantee a service quality consistent with the fast movement of vehicles, people and goods. To evaluate the service quality provided by this type of road infrastructure it is customary to use the Transportation Research Board methodology. The latest version of this worldwide reference methodology, which evaluates the road service quality analyzing the traffic conditions provided to road users (considering safety, maneuverability and the traffic speed), is the "Highway Capacity Manual 2010 "(HCM 2010). This methodology was designed having in mind the American road system, however, it has been adopted worldwide, including European Union countries as well as Portugal. The application of this methodology to the specific characteristics of a road network and to the Portuguese traffic conditions is a challenge which must be properly studied. Therefore, the purpose of this study is, besides providing a very detailed description of the methodology for multilane highways and its adjustment to the international system of units, to apply such a methodology to a national case study to assess its applicability. It was concluded that, although there are some operational differences between the road systems, the methodology HCM 2010 can be applied in Portugal. It must be pointed out that several formulations adopted by this methodology are only possible because of the enormous American databases, whose road reality is different from the European one. Hence, the results obtained by its application to different realities, although significant, must be interpreted very carefully.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Jorge Humberto Gaspar; Santos, Bertha Maria Batista dos
Contributor(s) uBibliorum
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