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Atividade física, aptidão física, morfológica e coordenativa em alunos do 1º ciclo do ensino básico: um estudo em crianças de 8 e 9 anos do concelho da Covilhã

Author(s): Marques, Rui Miguel

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5475

Origin: uBibliorum

Subject(s): Children; Motor Skills Development; Physical Activity; Physical Fitness; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

O presente estudo pretende descrever o nível de atividade física, de coordenação motora e de aptidão física global associada à saúde em alunos do 1º ciclo do ensino básico, identificando eventuais diferenças entre os géneros. Adicionalmente, foi nosso propósito analisar a influência do género, da idade, do índice de massa corporal (IMC) e dos níveis de atividade física no desempenho coordenativo, examinando ainda as correlações existentes entre a coordenação motora e a aptidão física. A amostra foi constituída por 72 alunos de 8 e 9 anos (40 do género feminino e 32 do género masculino) provenientes de escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico do concelho da Covilhã. Foi calculado o IMC e as respetivas classificações de sobrepeso e obesidade de acordo com os valores de corte específicos para o género e idade propostos por Cole et al (2000).A atividade física habitual foi avaliada com base no questionário de Godin e Shephard (1985). Para a avaliação da aptidão física recorreu-se à bateria de testes do FITNESSGRAM. O desenvolvimento coordenativo foi avaliado através da bateria de testes “Körperkoordinationstest Für Kinder – KTK. Foi realizada a estatística descritiva para todas as variáveis observadas. Recorreu-se ao teste Anova, à análise de regressão múltipla com o método de seleção das variáveis passo a passo (stepwise regressions) e o coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados obtidos no estudo permitiram aferir um desempenho superior dos rapazes na maioria das provas realizadas de aptidão física e desempenho coordenativas (extensão de braços, abdominais, equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferência de plataformas). Os preditores que influenciam a coordenação motora são o IMC, o género e a idade (o nível de aptidão física não é um preditor significativo), sendo o IMC o preditor mais significativo (r=.383, r2=.135, p=.001). A análise correlacional entre o desempenho físico e a coordenação motora evidenciou associações moderadas e significativas entre as variáveis: Ktk_equilíbrio e Vaivém (r=.370, p<0.05),Ktk_equilíbrio e extensão_braços (r=,414, p<0.05), Ktk_equilíbrio e senta_e_alcança (r=.361, p<0.05),Ktk_saltos_monopedais e Vaivém(r=,458, p<0.05), Ktk_saltos_monopedais e extensão_braços(r=.523, p<0.05), Ktk_saltos_monopedais e senta_e_alcança(r=.444, p<0.05), ktk_saltos_laterais e extensão_braços(r=.441, p<0.05), ktk_saltos_laterais e extensão_tronco(r=,442, p<0.05), ktk_saltos_laterais e senta_e_alcança(r=.415, p<0.05), ktk_tranferência_plataformas e extensão_tronco(r=.323, p<0.05), ktk_tranferência_plataformas e senta_e_alcança(r=.412 e r=.429, p<0.05). Os dados sugerem a existências de diferenças significativas entre os rapazes e raparigas de 8 e 9 anos no nível de atividade física, na aptidão física e na coordenação motora, sendo o IMC o principal preditor da coordenação corporal.

The aim of the present study is to describe the level of physical activity, motor coordination and physical fitness linked to health in primary school students, identifying eventual gender differences. Additionally, our purpose was the analysis of the influence of gender, age, body mass índex (BMI) and the levels of physical activity on coordination performance, investigating also the existing correlations between motor coordination and physical fitness. The sample was constituted of a group of 72 students with ages between 8 and 9 (40 female students and 32 male students) from public primary schools in the Covilhã district. The BMI and the related classifications of overweight and obesity were calculated according to the specific age- and gender-related cut-off values proposed by Cole et al (2000). Regular physical activity was evaluated based on the survey of Godin and Shephard (1985). For the evaluation of physical fitness the FITNESSGRAM test battery was used. Motor skills development was evaluated through the “Körperkoordinationstest Für Kinder – KTK. Descriptive statistics were performed for all observed variables. The Anova test was used, together with multiple stepwise regression analysis, and the Pearson correlation coefficient was applied. The results obtained in the study show a better performance by boys in the majority of physical fitness and motor coordination tests (stretching out arms, abdominals, balance, monopedal skipping, lateral jumps and skipping between platforms). The predictors that influence motor skills are BMI, gender and age (the level of physical fitness is not a significant predictor), with the BMI as the most significant predictor (r=.383, r2=.135, p=.001). The correlational analysis between physical fitness and motor skills shows moderate and significant associations between the variables: Ktk_balance and the PACER (r=.370, p<0.05), Ktk_balance and push-up (r=,414, p<0.05), Ktk_balance and sit-and-reach (r=.361, p<0.05), Ktk_monopedal skipping and the PACER (r=,458, p<0.05), Ktk_monopedal skipping and push-up (r=.523, p<0.05), Ktk monopedal skipping and sit-and-reach (r=.444, p<0.05), Ktk_lateral jumps and push-up (r=.441, p<0.05), Ktk_lateral jumps and trunk lift (r=,442, p<0.05), Ktk lateral jumps and sit-and-reach (r=.415, p<0.05), Ktk skipping between platforms and trunk lift (r=.323, p<0.05), Ktk skipping between platforms and sit-and-reach (r=.412 e r=.429, p<0.05) . The data suggests significant differences between boys and girls of ages between 8 and 9 years concerning the level of physical activity, physical fitness and motor skills, with the BMI as main predictor of motor coordination.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
Contributor(s) uBibliorum
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