Document details

A questão de género em Electra, de Olga Roriz

Author(s): Pires, Rui José Rolo Esteves

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5488

Origin: uBibliorum

Subject(s): Dança Contemporânea; Electra; Género Feminino; Mitologia Clássica; Olga Roriz; Personagem; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

Nesta dissertação de mestrado pretendemos demonstrar a importância do espetáculo Electra (2010), de Olga Roriz, num contexto de apropriações contemporâneas de mitos clássicos, ou seja, de tradição milenar. É não só interessante mas relevante ver como uma coreógrafa conhecida pela vanguarda e força dos seus trabalhos ao nível da dança contemporânea trabalha aqui esta figura da mitologia grega. Assim, descrevemos o conceito de dança contemporânea por oposição à dança clássica; discorremos acerca da personagem e da sua relação complexa com o ser humano; vimos o papel que a mulher e o género feminino têm desempenhado ao longo dos tempos, tanto na sociedade como nas artes; indagamos sobre a importância do mito clássico para a psicanálise, tendo em conta a relação de Electra com o complexo conhecido mundialmente; analisámos os avatares deste mito clássico nos nossos dias; descobrimos nesta coreografia de Olga Roriz um mundo de significações a partir dos papéis sociais e axiológicos que lhe foram atribuídos pela artista e das diferentes opções coreográficas para a adaptação desta personagem clássica a um espetáculo contemporâneo; e, por fim, aferimos das idiossincrasias da Electra roriziana.

This master’s degree essay intends to demonstrate the relevance of the “Electra” theatre presentation (2010), form Olga Roriz, in a context of the modern rewriting and appropriation of classical myths and their millennial tradition. It is both interesting and relevant to see how a choreographer known by the strength and avant-garde approach of her work within the contemporary dance sees this Greek mythological character. On the light of this assumption, this essay crosses the concept of contemporary dance opposed to classical dance, going through the character of Electra and its complex relation with humanity. Another approach questions the role of women and the issue of gender throughout time, both in society and in the arts as well as the importance of the classical myth to psychoanalysis comparing Electra with the complex bearing her name. Of great importance is also the analysis of this myth’s avatars nowadays thus finding in the choreography of Olga Roriz a world of meanings deriving from social and axiological roles imputed by the artist and the different choreographic options in order to adapt the classical Electra to a contemporary performance. Lastly, the essay assesses the idiosyncrasy of Roriz’s Electra.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vieira, Cristina Maria da Costa
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents