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Supervisão pedagógica: dos modelos teóricos à realização empírica estudo realizado com professores Caboverdianos

Author(s): Évora, Hirondina da Conceição Pinto

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5497

Origin: uBibliorum

Subject(s): Estagiários; Interação; Orientadores; Práticas; Supervisão Pedagógica; Supervisores; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este estudo tem como objetivo analisar e descrever atuações de supervisores/orientadores de estágio no exercício das suas funções em interação com estagiários de um curso de história numa escola secundária do Mindelo e verificar até que ponto as práticas de supervisão são teoricamente fundamentadas. Participaram neste estudo dois supervisores pedagógicos, dois orientadores de estágio e vinte e sete estagiários de um curso de história. Com recurso a uma metodologia de estudo de caso, analisámos os procedimentos de orientadores de estágio, nas suas atuações. De acordo com a sugestão de Bogdan e Biklen (1994), elaborámos ainda um relatório dos dados recolhidos. Para consecução do objetivo referido fez-se a caracterização do modelo de supervisão através da revisão teórica, das entrevistas aos supervisores/orientadores pedagógicos, das observações e procedeu-se à descrição do comportamento observado nos orientandos. Orientamos o estudo segundo uma abordagem qualitativa tendo-se feito entretanto uma combinação com alguma metodologia quantitativa. Foram realizadas observações, e procedeu-se à análise de conteúdo dos diferentes protocolos das observações, com recurso à construção de quadros de categorias. Aos dados quantitativos foi dado um tratamento estatístico. Como principais resultados, verificamos que houve até certo ponto uma reflexão conjunta entre o supervisor/orientador e o professor estagiário nas formas de conceber, organizar e gerir o processo de supervisão. Procedemos por fim a uma reflexão interpretativa dos resultados á luz do enquadramento teórico. Os dados obtidos permitem-nos apontar como principais conclusões, que no exercício das suas funções, de entre outras, o orientador pedagógico planifica, informa, ajuda, controla, promove a reflexão crítica, negocia formas de atuação e avalia. Entretanto nem todas estas funções foram desempenhadas de forma plena no decurso da orientação do estágio, devido, principalmente a falta de conhecimento no que tange as teorias de supervisão pedagógica.

This study aims to analyze and describe actions of supervisors / internship supervisors in the exercise of their functions in interaction with trainees in a course of history in a secondary school of Mindelo and verify the extent to which supervisory practices are theoretically grounded. Two pedagogical supervisors participated in the study, two internship supervisors and twenty-seven trainees of a history course. Using a case study methodology, we analyze the procedures of the internship supervisors in their performances. According to Bogdan and Biklen (1994) suggestion, we also produced a report of the data collected. To achieve the goal we made the characterization of the supervisory model through literature review, of the interviews with supervisors / internship supervisors, of the observations and proceeded to describe the observed behavior of the internship supervisors. We aimed the study at using a qualitative approach and meanwhile a combination with some quantitative methodology was done. Observations were carried out, and content analysis of the different protocols of observations was made, using the construction of tables of categories. The quantitative data were given a statistical treatment. As main results, we found that there was to some extent a joint reflection between the supervisor / internship supervisor and trainee teacher in the ways of designing, organizing and managing the supervision process. We finally proceeded to making an interpretive reflection of the results through the theoretical framework. The data obtained allowed us to point out the main conclusions, that in the exercise of its functions, among others, the pedagogical supervisor plans, informs, helps, controls, negotiates forms of action, promotes critical thinking, negotiates forms of performance and evaluation. However, not all of these functions were performed in full form during the orientation of the internship, mainly due to lack of knowledge regarding theories of pedagogical supervision.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
Contributor(s) uBibliorum
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