Document details

Passagem do aluno com surdez pelo Ensino Básico em São Vicente

Author(s): Almeida, Luciano José Silva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5499

Origin: uBibliorum

Subject(s): A Língua Gestual; A Surdez; Desenvolvimento Cognitivo e Metacognitivo; Interacção Escolar; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este trabalho tem como objectivo de descrever e analisar a passagem de três alunos com surdez pré-linguística pelo Ensino Básico em São Vicente, Pólo nº 18, escola de Fonte Inês. A ausência de uma língua gestual cabo-verdiana estruturada, professores que na sua formação inicial não contempla a valência “crianças com Necessidades Educativas Especiais”, nesse caso a surdez, a escola sem condições estruturais e pedagógicos adequados a esses alunos, constituem sem dúvida factores oponentes para o seu desenvolvimento sócio-escolar. É um estudo qualitativo, longitudinal, onde foram efectuadas entrevistas semidirectivas a professores e elementos da equipa da Sala de Recursos de São Vicente. Dos resultados obtidos percebeu-se a existência de quatro elementos de análise. Perante este cenário conclui-se que a passagem do aluno com surdez pelo ensino básico, limita-se ao cumprimento de mais uma etapa da sua vida enquanto criança em idade escolar, visto que não adquire nenhuma ou quase nenhuma competência, que lhe permite avançar em termos académicos.

This paper aims to describe and analyze the passage of three students with prelinguistico deafness by Basic Education in São Vicente, Pole Nº 18, School Font Inês. The absence of a sign language cape Verdean structured, teachers in their initial training does not include the valence “Children with Special Educational Needs”, in which case the hearing, the school without structural conditions and educational programs for these students, are undoubtedly factors opponents to their socio-school. It is a qualitative study, longitudinal, where interviews were conducted semidirectivas teachers and members of the team’s Resource Room of São Vicente. From the results it was noticed that there are four elements of analysis. Against this background it is concluded that the passage of deat students by education, is limited to the completion of another stage of life as child of school age, since they do not get little or no ability, allowing you to proceed in academic terms.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Maria de Fátima de Jesus
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents