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Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricular

Author(s): Martins, Paula Maria Saraiva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5533

Origin: uBibliorum

Subject(s): Contradições; Coordenador de Departamento Curricular; Líder; Liderança Intermédia; Mudança; Tradições; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Esta dissertação consiste num estudo qualitativo sobre as perceções que os Coordenadores de Departamento têm acerca das alterações sucessivas que o seu cargo tem sofrido e que frequentemente é objeto de contradições nas inovações que vão surgindo. É um facto que este cargo é indispensável para o bom funcionamento da Escola como organização basilar da sociedade, mas não é menos verdade que, para que tal aconteça, há um sustentáculo formado por docentes e não só, que levam o ensino a bom porto. Entre estes, os Coordenadores de Departamento são voz ativa do trabalho de todos os seus colegas numa assembleia tão importante como é o conselho pedagógico. Não sendo essa a sua primeira nem única função, a eles são exigidos múltiplos afazeres e competências que sofrem alterações ao longo do tempo, por vezes contraditórias e não poucas desfasadas, quer nos saberes exigidos, quer nas habilidades requeridas para um bom desempenho. Com suporte constitucional tolerado por vezes com resiliência pelos docentes do país real, os coordenadores têm sido o veículo de relações interpessoais por excelência e por tal, a relevância para nós, em investigar, compreender, e reiterar a maneira como estes percecionam, sentem e interpretam as sucessivas mudanças ocorridas, sem no entanto perderam a sua identidade profissional. Na esfera da liderança intermédia, esta, eclode na Escola e particularmente nos coordenadores de departamento, como algo teórico (e por vezes retórico), com um papel circunscrito e ocasionalmente reduzido ao seu nome. No entanto, devemos aprofundar sim, a função prestativa deste cargo, em termos de dinamização de práxis pró-ativas, colaborativas e inter-relacional por excelência. Interpretando os resultados obtidos do estudo empírico, estes sugerem que os coordenadores de departamento curricular estão muito preocupados com a aglomeração dos agrupamentos e na maneira como esta alteração afeta diretamente os departamentos. Tal facto deve-se não só à aplicação da lei em vigor; aos constrangimentos sentidos; como às competências e funções atribuídas/investidas aos coordenadores de departamento. Finalmente cabe-nos realçar que o Coordenadores de departamento valorizam a liderança e consideram importantes quer a coordenação e supervisão pedagógica, quer a democracia, cidadania e equidade com que este cargo é exercido, realçando a sua contribuição para o bom funcionamento do agrupamento.

This thesis is a qualitative study of the perceptions that the Department of Curriculum Coordinators have about the successive changes that this office has suffered, being often target of contradictions in the proposed innovations. It is a fact that this position is vital to the successful running of schools as a fundamental organizations of society, however, the fact remains that for this to happen, there is a support group formed by instructors but not only, that lead to good teaching. Among these, the Department Coordinators are the active voice of all their colleagues in meetings as important as the teaching council. This is not their main or only function, they are required to perform several tasks and have multiple skills, which undergo changes from time to time, and are at times contradictory and often outdated, both in terms of the knowledge and the skills required to perform well. With constitutional support tolerated at times with resilience by instructors in the real country, coordinators have been the vehicle par excellence of interpersonal relations and there resides the importance to investigate, understand, and reiterate the way they perceive, feel and interpret successive changes but keeping, however, their professional identity. In the sphere of intermediate leadership, it is exerted in the school, in particular by heads of department, as something theoretical (and sometimes rhetorical) and with a restricted role, occasionally reduced to its name. However, we must deepen our understanding of the function of this position, in terms of promotion of proactive, collaborative and inter-relational praxis. In order to explain the obtained results on the empiric study, these suggest that the Department Coordinators are particularly worried about the situation of the assembly and the way how these changes affect the departments directly. That fact owes not only to the application of the available law to the felt constraints but also to the abilities and functions assigned/invested to the department coordinators. Finally it is important to emphazise that the Department Coordinators value the leadership and consider vital not only the coordination and the pedagogic supervision but also the democracy, the citizenship and the equity how this position is put in practice (hold an office),intensifying its contribution to the advantageous (perfect/good/reliable) of the assembly functioning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
Contributor(s) uBibliorum
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