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O Marketing Social e as Barreiras à Dádiva de Sangue

Author(s): Barreiro, Joana Sofia Aparício

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5668

Origin: uBibliorum

Subject(s): Altruísmo; Barreiras; Dádiva de Sangue; Dador; Fobias; Marketing Social; Motivação; Sangue; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

As controvérsias do tema do marketing social e da dádiva de sangue revelam-se importantes, uma vez que em conjunto contribuem para um melhor funcionamento dos centros de recolha de sangue, visto que os processos de angariação e fidelização de dadores demostram a carência de compreensão dos aspetos comportamentais que influenciam os indivíduos a adotar tal atitude. Dessa forma, o objectivo principal deste estudo consiste em compreender quais as barreiras que impedem os indivíduos a dar sangue. Mediante a fundamentação teórica, com base no marketing social e na dádiva de sangue, foram construídas oito hipóteses. Para confirmação das hipóteses, efetuou-se recolha de dados através de questionário, originando um total de amostra de 499 inquiridos, dos quais 174 eram dadores de sangue e 325 não. Em geral, foram confirmadas as hipóteses propostas, como tal, há a necessidade de apostar nas ações de marketing social aplicadas à dádiva de sangue, tornando mais estável as campanhas concebidas para a captação e retenção de dadores de sangue.

The controversial around the theme social marketing and blood donation is becoming an important subject, as together they contribute to a better functioning of the blood collection centers, since the raising and maintenance processes of donors show a clear lack of understanding about the behavioral aspects that influence individuals to adopt such an attitude. Therefore, the main objective of this study is to understand the barriers that are preventing individuals to give blood. By taking into account theoretical substantiation, based on social marketing and in blood donation, eight hypotheses/assumptions were built and proposed. To confirm these hypotheses, data collection through a questionnaire was performed, yielding a total sample of 499 respondents, of which 174 were blood donors and 325 were not. In general, all the proposed hypotheses were confirmed. Thus, there is a need to invest in social marketing initiatives applied to blood donation, making the designed campaigns to capture and maintain blood donors more stable.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
Contributor(s) Barreiro, Joana Sofia Aparício
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