Author(s):
Registo, Tânia Marisa Proença
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5693
Origin: uBibliorum
Subject(s): Auto da Barca do Inferno; Auto de Inês Pereira; Gil Vicente; Planificação; Português/Espanhol; Prática Pedagógica; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Description
Pretendemos, neste trabalho, analisar o estudo de Gil Vicente nos programas e manuais do ensino básico e secundário. Sendo ele um autor de grande índole cabe-nos analisar se as suas obras que estão a ser estudadas corretamente e em que ciclos de estudos. Cabe-nos também analisar os manuais de 9º ano e 10º ano de literatura, pois são os únicos onde encontramos Gil Vicente. É importante perceber quais as obras que são escolhidas e também o porquê, já que muitas vezes são escolhidas por influência do manual. Para além disso, incluímos ainda na presente dissertação, como, de resto, não podia deixar de ser, o relatório de estágio pedagógico, que reflete toda a experiência vivida na Escola Secundária do Fundão, dando, por conseguinte, conta de aspetos como a caracterização da escola, as aulas assistidas e atividades extracurriculares.
Nos proponemos en este trabajo para analizar el estudio de Gil Vicente en los programas y libros en la enseñanza primaria y secundaria. Siendo un autor de gran carácter nos corresponde examinar si sus obras se están abordando adecuadamente y en qué ciclos. Nos corresponde también analizar los manuales de 3º de eso y 1º de bachillerato de literatura, ya que son los únicos en los que encontramos a Gil Vicente. Es importante darse cuenta de qué tipo de obras se eligen y también por qué, ya que a menudo son elegidas por influencias del manual. Además, hemos incluido en la presente disertación una compilación de todo lo realizado en las prácticas pedagógicas, que reflete toda la experiencia vivida en la Escola Secundária do Fundão, refiriendo, por eso aspectos como la caracterización de la escuela, las clases y actividades extracurriculares.