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Inteligência Emocional: da teoria ao estudo da sua relação com o Bem-Estar Subjetivo em adultos portugueses e brasileiros

Author(s): Costa, Maria Miguel Barbosa da

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5788

Origin: uBibliorum

Subject(s): Bem-Estar Subjetivo; Inteligência Emocional; Inteligência Emocional Percebida; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

É no âmbito do projeto e linha investigação denominada: “Saúde, bem-estar e felicidade ao longo do ciclo de vida PT/BR”, que surge a presente dissertação, cujo principal escopo é o tema da Inteligência Emocional (IE). A génese e evolução do constructo de IE e o seu percurso na busca da cientificidade não se fizeram acompanhar pelo consenso acerca de como esta deveria ser definida, operacionalizada e avaliada. É nesta linha que surge o interesse e a relevância da presente dissertação, que objetiva, a nível teórico: a) rever sequencialmente, a nível temporal, o percurso da IE; b) apresentar, explorar e analisar o constructo de IE, sua operacionalização, tradução em diferentes abordagens teóricas e de avaliação e c) rever a literatura mais relevante relacionada com o contexto do estudo da IE. Estes objetivos foram atingidos através de uma revisão teórica global e sequencial de artigos científicos relativos ao tema. Deste processo resultou uma perspetiva organizadora, eclética e integradora relativa à definição, teorização e avaliação deste constructo. Face à atualidade, à pertinência e à importância crescente deste tema, os objetivos empíricos, focam-se no estudo da IE percebida bem como da sua potencial associação com o Bem-Estar Subjetivo (BES), em adultos portugueses e brasileiros. De forma a atingir os objetivos empíricos propostos definiu-se e executou-se um estudo quantitativo e transversal, realizado através de uma abordagem descritiva e com design correlacional intersujeitos. Assim, recorreu-se a uma amostra por conveniência, cujos dados foram recolhidos de forma online, através da resposta a um questionário sociodemográfico, à Assessing Emotions Scale e à Versão Reduzida da Escala Portuguesa de Afeto Positivo e Negativo, que demonstraram propriedades psicométricas adequadas. Com a análise estatística dos dados da amostra, constituída por 1377 participantes, obtiveram-se resultados dos quais se destacam as diferenças ao nível de grande parte das dimensões da IE percebida em função de caraterísticas sociodemográficas (e.g., idade, nacionalidade, género, nível de escolaridade). Os resultados sugerem também que a IE percebida se encontra correlacionada com o BES. Posteriormente, através do estudo do comportamento da IE percebida como preditora do BES salienta-se um grande efeito, da Variável Independente, na predição da variância da dimensão relativa ao Afeto Positivo. Todos os resultados encontrados foram ao encontro, ou pelo menos, conseguiram ser interpretados, à luz da teoria e referenciais teóricos explorados bem como de outros estudos prévios. Os resultados obtidos com esta dissertação salientam a atualidade, a importância e a relevância do estudo da IE, devido ao seu potencial papel como preditor do funcionamento em diversas esferas da vida do ser humano.

It is integrated in the project and research line called: “Saúde, bem-estar e felicidade ao longo do ciclo de vida PT/BR”, that comes this dissertation, whose main purpose is the subject of Emotional Intelligence (EI). The genesis and evolution of IE construct and its path in the pursuit of scientism was not accompanied by agreement about how this should be defined, operationalized and evaluated. It is in this context that arises the interest and relevance of this dissertation, which aims, at the theoretical level: a) review, sequentially, in a temporal level, the EI course, b) present, explore and analyze the construct of IE, its operationalization and conversion in different theoretical and evaluation approaches and c) review the relevant literature related to the context of the IE study. These objectives were achieved through a global and sequential theoretical review of scientific articles on the subject. This process resulted in an organized, eclectic and integrative perspective about definition, theorizing and evaluation of this construct. In view of topicality, relevance and growing importance of this theme, the empirical objectives, focus on the perceived IE study as well as its potential association with the Subjective Well-Being (BES), in portuguese and brazilian adults. In order to achieve the proposed empirical goals, it was defined and it was performed a quantitative and cross-sectional study, accomplished by a descriptive approach and correlational intersubject design. Thus, it was used a convenience sample whose data were collected in an online mode, by responding to a sociodemographic questionnaire, to the Assessing Emotions Scale and to the PANAS-VRP, which demonstrated adequate psychometric properties. With the statistical analysis of data, from a 1377 participants sample, there was obtained results of emphasize the diferences found in most of perceived IE dimensions, according to sociodemographic characteristics (e.g, age, nationality, gender, education level). The results also suggest that the perceived IE is related to BES. Posteriorly, through study of perceived IE's behavior as BES predictor, it is noted a large effect of the Variable Independent, in predicting the variance of the Positive Affect dimension. All the results obtained, were similar, or could be interpreted according to theory as well as other previous studies. The results obtained with this dissertation emphasize the actuality, the importance and relevance of EI study due to its potential role as a predictor of human life functioning in its various spheres.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Samuel José Fonseca
Contributor(s) Costa, Maria Miguel Barbosa da
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