Document details

A Escrita

Author(s): Valezim, Andreia Duarte

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5795

Origin: uBibliorum

Subject(s): Aprendizagem; Ensino; Escrita; Planificação; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

Na sociedade atual, o domínio da Escrita considera-se um fator crucial, pois a capacidade de produzir textos escritos é, atualmente, uma exigência generalizada. Desta forma, o objetivo do presente relatório de estágio é refletir sobre a aplicabilidade da prática da escrita, nomeadamente da Escrita Criativa, no ensino-aprendizagem da língua materna (Português) e da língua estrangeira (Espanhol). Primeiramente, apresento um corpo de conceitos relativos à Escrita e às práticas a esta associadas, bem como um modelo pedagógico que oferece uma informação detalhada acerca do papel do escrevente, das memórias, dos contextos e dos passos indicados para formar escreventes capazes. Exponho, ainda, algumas considerações sobre a escrita criativa e o papel do professor na gestão desta metodologia de ensino-aprendizagem. Em segundo lugar, faço uma análise dos Programas de Português e de Espanhol, pretendendo verificar como é que a escrita criativa é perspetivada nos mesmos. Seguidamente, as planificações apresentadas, a escola e as turmas, refletem as aulas lecionadas, estabelecendo-se uma ponte entre estas e as práticas da escrita que lhe estão associadas. Assim, apresento os resultados obtidos nos questionários, realizados pelos alunos da escola, com o intuito de divulgar as experiencias de Escrita Criativa e a sua relação com a Leitura. Através deste relatório desejo divulgar a rentabilidade das atividades de Escrita Criativa na língua estrangeira e na língua materna, pois não só estimula a autonomia dos alunos como também derruba algumas barreiras evidentes no domínio da Expressão Escrita.

En la sociedad actual, el dominio de la Escrita se considera un factor crucial, ya que la capacidad de producir textos escritos es, actualmente, una exigencia generalizada. Así, el objetivo de este informe de prácticas es reflexionar sobre la aplicabilidad de la práctica de la Escrita, especialmente de la Escritura Creativa, en la enseñanza de la lengua materna (Portugués) y de la lengua extranjera (Español). En primer lugar, presento un conjunto de conceptos relacionados con la escritura y las prácticas que les están asociadas, así como un modelo pedagógico que ofrece información detallada sobre el papel de escribiente, las memorias, los contextos y los pasos a seguir para formar escribientes capaces. También expongo algunas consideraciones sobre la Escritura Creativa y el papel del profesor en la gestión de la metodología de enseñanza-aprendizaje. En segundo lugar, hago un análisis de los Programas de Portugués y de Español, con la intención de comprobar cómo la Escritura Creativa es perspectiva en ambos. A continuación, los planes de las clases presentados, la escuela y los grupos de alumnos reflejan las clases impartidas, estableciéndose un puente entre estas y las prácticas de escritura que les son asociadas. De esta manera, presento los resultados obtenidos en los cuestionarios, realizados por los estudiantes de la escuela, con el fin de divulgar las experiencias de Escritura Creativa y su relación con la Lectura. A través de este informe procuro dar a conocer la rentabilidad de las actividades de Escritura Creativa en la lengua materna y en la lengua extranjera, ya que no sólo estimula la autonomía de los estudiantes, así como destruye algunos obstáculos evidentes en el dominio de la Escrita.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Contributor(s) Valezim, Andreia Duarte
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