Author(s):
Almeida, Manuel José Tavares de
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5898
Origin: uBibliorum
Subject(s): Ceo; Clubes de Futebol Ingleses; Corporate Governance; Liderança; Valor de Marca; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
Description
Os diferentes modos de gestão das organizações implementados pelas pessoas que têm maiores responsabilidades irão influenciar, tendencialmente, o desempenho financeiro dessas organizações. No futebol, os CEO´s dos clubes procuram exercer a sua liderança e desenvolver práticas e processos para que os clubes se tornem mais competitivos e consigam atingir os objetivos a que se propõem. Em termos genéricos, a presente dissertação visa analisar em que medida a liderança e a corporate governance influenciam o valor de marca dos clubes de futebol. Existem vários indicadores que foram tidos em conta, nomeadamente, o efeito dos CEO´s, os salários, os ativos correntes, a bolsa de valores, e as responsabilidades de curto e longo prazo, que ajudam a clarificar o peso que cada um tem nas receitas dos clubes. Os dados recolhidos dizem respeito a clubes de futebol ingleses. A uma amostra de 32 clubes que participam (ou já participaram) na Premier League, no período compreendido entre 1992 e 2010. Nesta investigação, o valor de marca é representado pela proxy incompleta que diz respeito às receitas dos clubes. A partir dos resultados obtidos, constata-se que as variáveis agregadas à liderança denotam uma influência positiva e significativa sobre a geração de valor, por parte dos clubes de futebol ingleses, concorrendo positivamente para o aumento do seu valor de marca. As variáveis que representam a corporate governance, influenciam tanto de uma positiva como negativa as receitas dos clubes, dependendo das diferentes formas de financiamento adotadas, tais como, a venda de ativos e a admissão dos clubes à bolsa de valores, bem como o aparecimento de responsabilidades de curto e longo prazo para os clubes, o que condiciona o seu valor de marca.
The different ways of managing organizations implemented by people who have greater responsibilities, will influence progressively the financial performance of organizations. In football, the CEOs of the clubs aim to exercise its leadership and develop practices and processes for clubs, in order to become more competitive and to achieve the objectives that are proposed. In generic terms, this dissertation aims to analyze the extent to which leadership and corporate governance influence the brand value of football clubs.There are several indicators that were taken into account in particular the effect of CEOs, salaries, current assets, the stock exchange, and short and long-term liabilities, which help to clarify the role played by each indicator on determining the football clubs’ revenues. The data collected is related to English football clubs. It consists in a sample of thirty-two clubs participating (or that have participated) in the Premier League in the 1992 and 2010 period. In this scope of this research, brand equity is represented by an incomplete proxy representing the football clubs’ revenue. Following the empirical evidences, the leadership denote a positive and significant influence on the creation of value on the part of English football clubs, positively contributing to the increase in its brand value. The variables representing corporate governance, influence both in a positive and negative way the clubs’ revenues, depending on the financing mechanisms that are adopted, such as the sale of assets, the admission of clubs to the stock exchange, and the appearance of short and long-term liabilities for clubs, which restrain their brand value.