Document details

Função Visual e impacto da terapia visual no rendimento escolar de crianças disléxicas entre os 8 e 16 anos

Author(s): Martins, Ana Rita Pereira Serrano

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5967

Origin: uBibliorum

Subject(s): Dificuldades de Aprendizagem; Função Visual; Leitura; Rendimento Escolar; Terapia Visual; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Ciências da Visão


Description

Introdução: As alterações no sistema visual podem interferir no desempenho escolar da criança, originando sintomas que podem traduzir-se na rejeição da execução da tarefa escolar, e consequentemente em desempenho escolar inferior. As alterações visuais não detetadas podem ter impacto não só no desempenho académico como também a nível educacional, social e económico. Deste modo, torna-se essencial a realização de programas para avaliação e intervenção visual em idade escolar. Considerando que crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura (DAL), poderão beneficiar da intervenção atempada com terapia visual, e dada a carência de bases científicas nesta temática, este estudo pretende estimar a frequência e a distribuição das alterações visuais em crianças com DAL, avaliar o impacto das alterações visuais, bem como a influência da terapia visual na qualidade de vida e no desempenho escolar. Metodologia: A amostra foi constituída por 17 crianças com DAL (idade média 9 ± 1 anos), acompanhadas em terapia da fala/intervenção pedagógica no serviço de pediatria do Hospital Pêro da Covilhã. O grupo de controlo foi constituído 103 crianças sem dificuldades de aprendizagem (idade média 10 ± 1 anos). A avaliação da função visual integrou a aplicação do Inventário de Eficiência Visual (IEV) e medição optométrica de diversos parâmetros da função visual. Para avaliação do desempenho na leitura foi aplicado o teste de Idade de Leitura (TIL), e para avaliação do rendimento escolar foram consideradas as classificações finais de português e matemática. Todas as crianças com DAL que apresentaram alterações na função visual, foram aconselhadas a realizar um plano de terapia visual. Resultados: As crianças com DAL apresentaram maior percentagem de alterações na função visual comparativamente ao grupo de controlo, sendo a maioria das alterações na função vergencial, acomodação e motricidade ocular. Crianças com DAL reportam mais sintomas que as crianças do grupo controlo. Após um plano de terapia visual: (1) foi registada uma melhoria significativa na maioria dos parâmetros avaliados; (2) foi verificada uma diminuição significativa da sintomatologia; (3) ocorreu uma melhoria no desempenho do TIL; (4) não se observou repercussão visível ao nível das classificações finais de português e matemática. Conclusão: Este estudo apresenta resultados positivos após terapia visual no que respeita à diminuição de sintomas visuais em crianças com DAL, com repercussão na sua qualidade de vida, pela melhoria objetiva e subjetiva de certos parâmetros da função visual, que mesmo não influenciando de forma evidente o rendimento escolar, contribuíram para melhorar o conforto durante a realização das atividades letivas. Permite ainda destacar a importância da avaliação da função visual neste grupo de crianças, assim como os benefícios da terapia visual e a importância de uma abordagem multidisciplinar.

Introduction: Visual system dysfunctions can interfere with children's school performance and cause symptoms during school activities, that result in rejection of school work and consequently in lower school performance. Undetected visual dysfunctions can have impact not only on academic performance but also to an educational, social and economic level. Thus it is essential the implementation of programs for visual evaluation and visual intervention in schoolchildren. Given that children with learning disabilities in reading (LDR), can benefit from early intervention with visual therapy and given the lack of scientific basis on this theme, this study aims to estimate the frequency and distribution of visual impairment in children with LDR, assess the impact of visual disturbances and the influence of visual therapy on quality of life and school performance. Methods: Seventeen children with LDR (mean age 9±1 years), followed in speech therapy/educational intervention in the pediatric service of "Hospital Pêro da Covilhã", participated in this study. The control group included 103 children without learning disabilities (mean age 10 ± 1 years). The visual function evaluation included the application of the Inventory of Visual Efficiency (COVD-QoL questionnaire), and optometric measurement of various parameters of visual function. To evaluate the performance in reading was applied the Reading Age Test (RAT), and to evaluate the academic performance were considered the final ratings of Portuguese and Math. All children with LDR with altered visual function were advised to conduct a visual therapy plan. Results: Children with LDR showed a higher percentage of visual function alterations compared to the control group. The majority of alterations were in vergencial function, accommodation and ocular motility. Children with LDR reported more symptoms than children in the control group. After a visual therapy plan: (1) it was registered a significant improvement in most visual parameters assessed; (2) was observed a significant reduction of symptoms; (3) there was an improvement in the performance of RAT; (4) there was no visible repercussions in the final ratings of Portuguese and Mathematics. Conclusion: This study shows positive results after visual therapy regarding the reduction of visual symptoms in children with LRD, with influence on their quality of life by improvement of objective and subjective parameters of visual function that contributed to improve comfort while carrying out school activities. This study demonstrate the importance of evaluation of visual function in this group of children, as well as the benefits of vision therapy and the importance of a multidisciplinary approach.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jorge, Arminda Maria Miguel; Nunes, Amélia Maria Monteiro Fernandes
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents