Document details

Satisfação no Trabalho e Cidadania Organizacional nas Instituições Particulares de Solidariedade Social

Author(s): Vicente, Sandra Sofia Fajardo

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/6039

Origin: uBibliorum

Subject(s): Cidadania Organizacional; Instituições Particulares de Solidariedade Social; Satisfação No Trabalho; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

As Instituições Particulares de Solidariedade Social representam, no panorama nacional, um pilar de sustentabilidade ao criar instituições com serviços qualificados de modo a certificar a prestação de serviços que, de outra forma, o Estado não conseguiria garantir por si só. O estudo da satisfação no trabalho e a cidadania organizacional é de extrema relevância para a área do comportamento organizacional. Pessoas que apresentam níveis elevados de satisfação no trabalho e de cidadania organizacional, cooperam mais para os objetivos da organização, que pessoas insatisfeitas e com baixos níveis de cidadania organizacional. Para o presente estudo recorreu-se a uma investigação quantitativa, em que a amostra foi constituída por 125 trabalhadores de diversas organizações com fins não lucrativos, do distrito da Guarda e Castelo-Branco. O instrumento escolhido para a recolha de dados para o estudo da satisfação no trabalho foi, por um lado, a versão portuguesa do questionário Job Satisfaction Survey (JSS). Por outro lado, o instrumento para a recolha de dados para o estudo da cidadania organizacional foi o questionário elaborado por Rego e Cunha. Em relação à satisfação no trabalho, os resultados revelam que a idade e a antiguidade tem influência na satisfação dos trabalhadores das organizações estudadas. Quanto à cidadania organizacional, os resultados mostram que as variáveis sociodemográficas e organizacionais não têm qualquer impacto na cidadania organizacional dos trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

The Private Institutions of Social Solidarity present, in the national panorama, a pillar of sustainability by creating institutions with qualified services in order to ensure the provision of services that, otherwise, the State could not guarantee by itself. The study of job satisfaction and organizational citizenship is extremely relevant to the area of organizational behavior. People who have high levels of job satisfaction and organizational citizenship, cooperate more to the organization's goals, than unsatisfied people and with a low degree of organizational citizenship. For this study we used a quantitative research, where the sample consisted of 125 employees of different non-profit organizations, from Guarda and Castelo-Branco districts. The chosen instrument for collecting data for the study of job satisfaction was the Portuguese version Job Satisfaction Survey (JSS). On the other hand, the instrument for data collection for the study of organizational citizenship was the questionnaire prepared by Rego and Cunha. Regarding job satisfaction, the results reveal that age and seniority have influence in the satisfaction of the workers of the organizations studied. As for organizational citizenship, the results show that the socio-demographic and organizational variables have no impact on organizational citizenship workers of the Private Institutions of Social Solidarity.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nunes, António João Santos
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents