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Acuidade visual e erros refrativos em crianças do 2º ciclo de ensino básico

Author(s): Sebastião, Ana Rita Nunes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/6058

Origin: uBibliorum

Subject(s): Erro Refrativo; Escala Logmar; Plusoptix; Rastreio Visual; Saúde Visual; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Ciências da Visão


Description

As crianças com dificuldades visuais estão mais predispostas a problemas de desenvolvimento, de aprendizagem e a baixa autoestima. Os erros refrativos fazem parte das principais causas de perda de nitidez na visão em crianças. No entanto, muitas vezes é difícil, para os familiares e professores, detetar os sinais de que a criança se encontra com problemas de visão. É por isso de máxima importância a realização de rastreios visuais nas escolas para que seja possível detetar e corrigir este tipo de problemas de forma atempada. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a frequência de visão reduzida e estimar a presença de erros refrativos significativos em crianças entre os 10 e os 14 anos. Para esse efeito, foi necessário encontrar o melhor método de avaliação visual, de forma automática e de forma subjetiva, e por fim correlacionar os resultados obtidos nesses dois parâmetros. Metodologia: Os dados foram recolhidos no âmbito de um rastreio visual, durante o segundo trimestre do ano letivo 2013/2014, no agrupamento de escolas Pero da Covilhã. A amostra final contou com 354 crianças (172 meninos e 182 meninas). O protocolo do rastreio envolveu a aquisição de dados relativos à medição da refração habitual, medição da refração automática através do aparelho plusoptix, medição da acuidade visual de longe com cartas logMAR e registo em VAR, por fim foi realizado o cover teste de longe. Resultados: Das crianças que participaram neste estudo, 25% eram portadoras de óculos e dessas cerca de 71% usavam correção para o astigmatismo, 66% para a miopia e 30% para a hipermetropia. O astigmatismo foi também o erro refrativo mais frequentemente sinalizado através da refração automática. No que respeita à acuidade visual, cerca de 14% das crianças apresentaram um nível de visão abaixo do ponto de corte utilizado, mesmo com o uso da sua refração habitual. Das crianças que apresentaram acuidade visual reduzida a maioria eram míopes, o que corrobora a premissa de que a miopia é o erro refrativo que mais influencia a diminuição de acuidade visual. Por outro lado, o trabalho revelou que a associação entre a diminuição da acuidade visual e a presença de hipermetropia é muito baixa. Observou-se nas crianças que não usavam óculos uma percentagem de 13% de crianças com suspeita de erros refrativos significativos. Conclusões: Comprovou-se a elevada eficiência do uso do plusoptix neste tipo de rastreios, obtendo-se valores de forma rápida e correlacionáveis com as restantes medidas. A nível da acuidade visual, constatou-se fraca eficácia na utilização dos resultados do teste de AV na deteção de hipermetropia. É de realçar a alta percentagem de crianças que apresenta acuidade visual reduzida, com a sua compensação habitual.

Children with visual impairments are more likely to develop learning problems and low self-esteem. The refractive errors make part of the major causes of vision loss and sharpness in children. However, it is often difficult for family members and teachers detect the signs that the child is visually impaired. It is therefore of utmost importance to conduct visual screenings in schools so that you can detect / correct such problems in a timely manner. This study aims to evaluate the frequency of reduced vision due to refractive errors in children between 10 and 14 years. For this purpose, it was necessary to find the best method automatic and subjective, and finally to correlate the results obtained in these two parameters. Methodology: Data were collected as part of a visual screening during the second quarter of the academic year 2013/2014. Materialized in the grouping of schools Pero Covilhã. The final sample included 354 children (172 boys and 182 girls). The screening protocol involved the acquisition of data relating to measurements of refractive habitual, automatic measuring refraction through plusoptix device, measurement of visual acuity from afar with logMAR letters and registration VAR and finally the cover test away. Results: Of the children who participated in this study around 25% were carriers of glasses and of these 71% were corrected for astigmatism, 66% for myopia and 30% for hyperopia. Astigmatism was also the refractive error more signaled by automatic refraction. With regard to visual acuity, about 14% of children had a vision level below the cutoff point used. Most children with reduced visual acuity were myopic, which supports the premise that myopia is the refractive error that most influences the decrease of visual acuity. On the other hand, the work has shown that the association between the decreased visual acuity, and the presence of hyperopia is very low. It was observed in children who did not wear glasses a percentage of 13% of children with significant refractive errors. Conclusions: There is verified the high efficiency of plusoptix use for this type of screening, obtaining values quickly and correlated manner with the other measurements. About visual acuity, there was inefficiency in the use of AV test results on hyperopia detection. It is worth noting the percentage of children not compensated for no significant refractive errors.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nunes, Amélia Maria Monteiro Fernandes
Contributor(s) uBibliorum
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