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O Papel do CIO na Estratégia e sua Repercussão no Desempenho Organizacional das Instituições de Ensino Superior

Author(s): Pinho, Cláudia Sofia Borges

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/6086

Origin: uBibliorum

Subject(s): Big-Five; Cio; Desempenho Organizacional; Estratégia; Teoria do Escalão Superior; Traços de Personalidade; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

A partir da Teoria do Escalão Superior, esta investigação estuda, no concernente às suas características sociodemográficas (idade, grau académico e tenure) e aos seus traços de personalidade (extroversão, conscienciosidade e abertura), o papel do Chief Information Officer (CIO) no tipo de estratégia adotada (Prospetora/Defensora e de Inovação em Tecnologias de Informação (TI)) pelas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas (públicas e privadas). Analisa-se também a influência deste tipo de estratégia no desempenho organizacional das IES e a relação entre estes fatores. De forma a validar empiricamente o modelo concetual proposto e as hipóteses de investigação formuladas, recorreu-se a uma abordagem de investigação quantitativa cujo instrumento de recolha de dados foi um questionário administrado ao universo de CIOs das IES Portuguesas. A partir de 76 respostas válidas, os resultados indicam que não existe a correspondência esperada entre as características sociodemográficas do CIO (idade, grau académico e tenure) no tipo de estratégia Prospetora ou Defensora, nem que aquelas influenciam a Inovação em TI. Todavia, verifica-se que alguns traços de personalidade (conscienciosidade e abertura) exercem uma influência positiva sobre o tipo de estratégia de Inovação em TI, e que apenas a abertura teve a correspondência esperada entre as IES classificadas como Prospetoras e Defensoras. Pode-se concluir também que o tipo de estratégia adotado influencia parcialmente o desempenho organizacional das IES, uma vez que a estratégia seguida influencia apenas algumas das dimensões/indicadores usadas para a medição do desempenho organizacional. Algumas implicações para a teoria e prática nestas áreas de estudo e sugestões de linhas de investigação para o futuro são também apresentadas.

Based on the Upper Echelon Theory, this paper aims to study the role of the Chief Information Officer (CIO), in relation to sociodemographic characteristics (age, educational level and tenure) and personality traits (extraversion, conscientiousness and openness), on the type of strategy (Prospector/Defender and Innovation on Information Technologies (IT)) chosen by Portuguese Higher Education Institutions (HEIs) (public and private). The influence of this type of strategy on the organizational performance of these Institutions, as well as the relationship between said factors, is also studied. In order to empirically validate the proposed conceptual model and the stated investigation hypothesis, we have used a quantitative investigation that consisted on a survey that was made available to all the HEIs in Portugal. With 76 valid answers, the results show that the expected match between the sociodemographic characteristics of the CIO (age, educational level and tenure) and the type of Prospector or Defender strategy does not exist. Moreover, the aforementioned characteristics do not influence the Innovation on IT. Nevertheless, results suggest that some personality traits (conscientiousness and openness) have a positive influence on the type of strategy for Innovating in IT; only openness had the expected relationship on HEIs classified as Prospectors or Defenders. It is also possible to infer that the chosen type of strategy partially influences the organizational performance of the HEIs, since the chosen strategy only influences some of the dimensions/indicators used to measure organizational performance. Some implications for the theory and practice in these fields of study, as well as some suggestions for further study, are also presented.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Franco, Mário José Baptista
Contributor(s) Pinho, Cláudia Sofia Borges
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