Author(s):
Salvado, Joana Catarina Miguel
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10274
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Marketing de Rede; Relacionamentos de amizade e profissionais; Marketing de Relacionamento; Network Marketing; friendship and professional relationships; Relationship Marketing
Description
Mestrado em Marketing
O Marketing de Rede (MR) tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos e têm surgido cada vez mais distribuidores. Este estudo apresenta como o Marketing de Rede é utilizado nos relacionamentos profissionais e de amizade. Foi realizado um estudo de caso com a Empresa de Cosméticos "O", visto que utiliza este marketing desde 1967. O objectivo do estudo foi analisar os relacionamentos profissionais e de amizade no MR entre todos os intervenientes da actividade. Por isso, foram utilizados os estudos exploratório e descritivo, através de entrevistas e análise de documentos. Concluiu-se que os distribuidores e os seus clientes dão muita importância aos seus relacionamentos de amizade para desenvolver o seu negócio.
Network Marketing (MR) has been growing over the recent years and there have been more and more distributors. This study shows how the network marketing is used in friendships and professional relationships. A study case was conducted with the cosmetics company "O", because it uses this marketing since 1967. The aim of the study was to analyze professional relationships and friendships in MR between all stakeholders of the activity. Therefore, it was used the exploratory and descriptive studies, through interviews and document analysis. It was concluded that the distributors and their customers give a lot of importance to their relationship of friendship to develop their business.