Author(s):
Silva, Rui Manuel Ramos da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10346
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Eficiência Energética; Análise de Valor; Teste de Conceito; Desenvolvimento de Produto; Travagem Regenerativa; Ascensor; Energy Efficiency; Value Analysis; Concept Testing; Product Development; Regenerative Braking; Lift
Description
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
A procura pela eficiência energética tornou-se uma responsabilidade de todos. Seja por questões ambientais, pelo escasseio de combustíveis fósseis, por cumprimento de legislações, pela procura de competitividade ou apenas pela busca de poupança é notória a insistência na utilização racional de energia, na poupança energética e na consciencialização ambiental. As empresas tentam a todo o custo encontrar soluções para fazer face a este problema e assim se manterem competitivas. Porém, a ideia de um produto inovador por si só não é suficiente para lançá-lo com sucesso no mercado existindo um trabalho importante a ser realizado antecedentemente. A presente tese tem como primeiro objetivo focar a Análise de Valor e o Teste de Conceito como duas metodologias chave para o desenvolvimento de um produto/inovação em colaboração com o cliente, de modo a satisfazer as suas necessidades pelo custo mais baixo. A inovação escolhida foi a travagem regenerativa associada ao transporte vertical permitindo a geração de energia com injeção de potência na rede contribuindo assim para a eficiência energética nos edifícios. O segundo objetivo passa por determinar a existência ou não de regeneração de energia, em que condições e quantidades tal acontece sendo para isso realizados testes práticos numa instalação real.
The energy efficiency demand has become a shared responsibility. Whether for the environmental issues, the fossil fuels extinction, the laws compliance, the competitiveness search or just for the energy saving target, it is notorious the insistence on the rational use of energy, on the energy saving and on the environmental awareness. The companies try at all costs to find solutions to tackle this problem and to remain competitive. But just an innovative product idea is not enough to throw it successfully in the market and there is a significant work to be done antecedently. The first target of this thesis is to focus the Value Analysis and Concept Testing as two key methodologies for the product/innovation development in collaboration with the client to satisfy their needs at lower cost. The chosen innovation was the regenerative braking associated to the vertical transport allowing the power generation with power injection to the electric network contributing to the energy efficiency in buildings. The second objective is to determine the energy regeneration existence or not, on what conditions and quantities it happens. For that purpose it were made practical tests in a real installation.