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Proposta de Balanced Scorecard para o ISEG

Author(s): Martins, Marta Calisto

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10455

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): BSC; estratégia; sector público; ISEG; strategy; public sector


Description

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

O contexto de mudança constante em que a sociedade se insere, acompanhado por um ambiente extremamente competitivo, pelo elevado grau de exigência dos mercados e evolução das novas tecnologias de informação, impõe a qualquer organização um sistema de controlo de gestão eficaz e eficiente. Em suma, é necessário avaliar em que medida é que os objectivos estratégicos delineados na missão e visão das organizações estão a ser alcançados. O balanced scorecard (BSC) surge assim, na década de 90, como um sistema de avaliação de desempenho que fornece uma visão integrada e global do desempenho, uma vez que se baseia num conjunto, não só de indicadores de carácter financeiro, mas também de carácter não financeiro, para medir o desempenho da organização, ajudando na implementação e comunicação da estratégia, através da clarificação da missão e visão das organizações. O BSC inicialmente foi aplicado ao sector privado, no entanto na segunda metade da década de 90, devido ao sucesso que este sistema de avaliação de desempenho revelou, passou a ser implementado nos serviços públicos. O modelo apresentado inicialmente necessitou de sofrer algumas adaptações devido ao seu objectivo principal ser o de criar valor para os cidadãos, não se centrando no lucro como no sector privado. O presente estudo tem como objectivo apresentar uma proposta do modelo BSC, adaptado ao ISEG. Neste estudo é assim apresentado uma proposta para o mapa estratégico do ISEG com os objectivos estratégicos, bem como as esperadas relações de causa-efeito entre os diversos objectivos e ainda os respectivos indicadores.

Due to the constant change that society is suffering, mainly the highly competitive environment, the high demand of markets and the constant evolution of new information technologies, all organizations need to implement an efficient and effective management system control. It is fundamental to evaluate if the strategic objectives established in the mission and vision of the organizations are being achieved. The balanced scorecard (BSC) appeared in the 90s, as a performance measurement system that provides an integrated and global view of organizational performance and it is based on a set of, not only financial metrics, but also non-financial metrics, to measure the results of the organizations, helping in the implementation and communication of the strategy by clarifying the mission and vision of the organizations. The BSC was initially applied to the private sector, however in the second half of the 90s, due to the success that this system of performance measurement revealed, was implemented in the public sector. The model presented initially required some adjustments, because the main objective of these organizations is to create value for the citizens, rather than focusing on profit, like in the private sector. The present study aims to present a proposal of the BSC model, adapted to ISEG. In this study is therefore presented a proposal of the strategy map of ISEG with the strategic objectives, as well as the expected cause-effect relationships between the various objectives and the respective metrics.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lourenço, Sofia; Sarrico, Cláudia S.
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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