Author(s): Miranda, Maria de Fátima Pinto
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10480
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): influência; criança; família; decisão de compra; influence; children; family; purchase decision
Author(s): Miranda, Maria de Fátima Pinto
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10480
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): influência; criança; família; decisão de compra; influence; children; family; purchase decision
Mestrado em Marketing
A criança desempenha um papel importante no mercado, ao actuar como influenciadora da decisão de compra familiar, pelo que é necessário perceber como se desenrola todo o processo de influência. Este estudo parte de pesquisas desenvolvidas nos últimos quarenta anos, noutras partes do mundo, e pretende entender esse processo de influência da criança nas decisões de compra das famílias portuguesas. Concretamente, são analisadas as características da família na qualidade de agente socializador do consumidor, bem como as características da própria criança. Delimitou-se o estudo à criança dos 6 aos 11 anos, na fase de desenvolvimento em que acontecem as maiores transformações ao nível cognitivo e social, aos produtos alimentares, com os quais a criança tem um alto envolvimento, representando, por isso, a maioria dos pedidos aos pais e ao local de compra supermercado, local em que ocorrem variados estímulos para a compra. Apresentam-se resultados que indicam a frequência e as razões para a criança acompanhar os pais nas compras, as estratégias de influência mais utilizadas, as razões para os pedidos das crianças e para a compra dos pais, as categorias de produtos alimentares mais pedidas, testando-se a relação entre estas variáveis e a família onde se insere a criança (estilo parental, comunicação familiar e estrutura familiar).
Children play an important role in the marketplace, since they influence family purchase decision. In this way, we need to understand how this influence process happens. Based on studies of the last 40 years, in other parts of the world, this study tries to understand the process of children influence in purchase decisions of the Portuguese families. Particularly, as to family characteristics, considered the most important consumer socialization agent, and as to children's characteristics. This study is bounded to children from 6 to 11 years old, in the analytical developmental stage, when major cognitive and social improvements occur, to food products, which represent the majority of children's requests, for they are high involvement products to them, and to supermarkets, where varied purchase stimuli happen, and are the children's favorite kind of shop. Results indicate frequency and reasons for co-shopping, influence strategies, reasons for children's requests and for parents' yielding, the most requested products. Relations between these variables and family were tested (parental style, family communication and family type).