Document details

Reescalonamento de equipas de atendimento permanente : caso prático em telecomunicações

Author(s): Rocha, Joana Clara Roque

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10536

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Reescalonamento; escalonamento; equipa de atendimento permanente; Rescheduling; Rerostering; Scheduling; Call-center


Description

Mestrado em Decisão Económica e Empresarial

Numa equipa de atendimento permanente com um escalonamento pré-definido, qualquer motivo de ausência de um colaborador (baixa, formação, férias, etc.) provoca uma cadeia de alterações nos horários já atribuídos. Atualmente, a forma de ultrapassar o problema consiste em afetar um elemento da equipa à árdua tarefa de realocar os colaboradores aos horários ainda não atribuídos, de forma manual. Este projeto pretende ultrapassar o problema através do desenvolvimento de uma heurística de reescalonamento que produza uma nova programação de horários. Inicialmente recorre-se ao VBA para reproduzir o escalonamento pré-definido pela empresa. Após o escalonamento, é programada uma heurística com o objetivo de minimizar o impacto no escalonamento inicial face a imprevistos. O resultado consiste num novo escalonamento tendo em conta restrições associadas a horários imprescindíveis e às limitações inerentes aos contratos laborais de cada colaborador.

In a permanent attendance team with a predefined schedule, any reason of absence given by an employee (illness, professional qualification, vacation, etc.) causes a chain of changes in the schedules already assigned. Now, the way to overcome the problem is to entrust a team member the arduous task of relocating employees to schedules not assigned yet, has to be done manually. This project aims to overcome the problem by developing a rescheduling heuristic that produces a new shifting plan. Initially, resorts to VBA which reproduce the default timetable of the company. After, is defined a heuristic in order to minimize the impact, in case of unexpected problems, in the initial stagger which will result in a new calendar, following all the restrictions associated with crucial schedules and inherent limitations in each employee's contract.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mourão, Maria Cândida
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents