Author(s):
Batista, Cristiana Nunes Neves
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10540
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Criação de Valor; Funções de Valor dos Relacionamentos; Fornecedores; Relacionamentos com Fornecedores; Value Creation; Value Functions of Relationships; Relationships with Suppliers; Suppliers
Description
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
A criação de valor de uma empresa não parte só daquilo que a mesma detêm e controla. Esse valor é também obtido através de relacionamentos desenvolvidos com outras entidades, entre elas os fornecedores. Através de um estudo de caso singular, Projeto C09 da empresa Celbi, e considerando as funções de valor criado através de relacionamentos desenvolvidos com fornecedores, procurou-se analisar como é que uma empresa consegue criar valor tanto para si como para os seus clientes. Constatou-se que os relacionamentos com os fornecedores de matérias-primas se evidenciam pelas funções diretas sendo considerados como relacionamentos transacionais. Já os relacionamentos com os fornecedores implementadores do Projeto se destacam por criarem valor através das funções indiretas e por se caracterizarem por serem relacionamentos de valor acrescentado.
The creation of a company's value is not only part of what it holds and controls. This value is also obtained through relationships developed with other entities, including suppliers. Through a unique case study, Project C09 of Celbi, and considering the functions of value created by relationships developed with suppliers, we tried to analyze how a company can create value for itself and for its customers. It was concluded that relationships with suppliers are important for the creation of different types of value for the company under study. The relationships with raw material suppliers are evidenced by direct functions being considered as transactional relationships. The relationships with the project implementers' suppliers are evidenced for creating value through indirect functions and are characterized by being value-added relationships.