Document details

Equity research - CTT

Author(s): Coutinho, Carolina da Silva

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10543

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Avaliação de empresas; Avaliação Relativa; DCF; Equity Valuation; FCFE; CTT; Company Valuation; Relative Valuation


Description

CTT - Correios de Portugal é a empresa líder de mercado em Portugal na área de correio e encomendas. Sendo que a empresa também já conta com alguma experiência no mercado de serviços financeiros, sendo esta uma área com notável crescimento de vendas. Atualmente, a empresa prepara o lançamento do Banco Postal de modo a maximizar a extensa rede de lojas. Com o lançamento deste banco, a empresa pretende expandir a oferta de produtos e encorajar o cross-selling. Os CTT pretendem também usar a imagem que os consumidores têm da marca para lançar o banco, tendo como público-alvo a classe média e os consumidores mais conservadores. O objetivo deste projeto é analisar e avaliar a empresa de modo a compreender se as ações estão sub ou sobrevalorizada e, assim, poder dar uma recomendação de compra/venda ao investidor. Esta avaliação foi não só focada na empresa, mas também no seu ambiente envolvente (enquadramento macroeconómico e concorrentes). Além disso, foi realizada uma análise de sensibilidade de modo a ser possível observar como o preço da ação iria reagir a uma variação quer na taxa de crescimento perpétuo, quer no custo de capitais próprios. Com esta avaliação e tendo em consideração alguns pressupostos, foi possível chegar a um preço de €12,04 a 31/12/2014. Nesta mesma data, o preço de mercado era de €8,02, sendo assim possível concluir que as ações estavam desvalorizadas, dado que o investidor conseguiria ter ganhos. Deste modo, a recomendação final seria de comprar a ação.

CTT - Correios de Portugal is the leading company in Portugal for the mail and express business units. Having also already experience with financial services, being a growing division for the company. Currently, the company is trying to leverage the wide retail network with the launching of a Postal Bank aiming at expand the product offer and encourage the cross-selling. CTT also want to take advantage of the brand perception consumers have, targeting average-income and more conservative consumers. The goal of this project is to understand if the stocks are under or overvalued and according to this, give a final recommendation to the investor. This valuation was focused not only on the company but also on its environment (macroeconomic framework and peers). Moreover, it was performed a sensitivity analysis, in order to observe how would the stock's price respond with a variation on the perpetual growth rate and cost of equity. With this assessment and having in consideration the assumptions taken, it was possible to reach to a target price on 31/12/2014 of €12.14. Being the market value on this date of €8.02, it is possible to conclude that the stocks were undervalued, given that the investor was able to have a potential gain. Hence, the recommendation given to investors was to buy CTT's shares.

Mestrado em Finanças

Document Type Master thesis
Language English
Advisor(s) Bastardo, Carlos
Contributor(s) Coutinho, Carolina da Silva
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents