Document details

O papel dos apoios da União Europeia à internacionalização das PMEs portuguesas : o caso do Programa "Novos Exportadores"

Author(s): Teles, Sandra José Fernandes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10574

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Globalização; Internacionalização; Apoios à internacionalização; Pequenas e médias empresas; Comércio internacional; Programas Novos Exportadores; Globalization; Internationalization; Support to internationalization; Small and medium enterprises; International trade; New Exporters programs


Description

Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus

A internacionalização conquistou um lugar de destaque na economia internacional, estando permanentemente na agenda de quase todos os países e na agenda de empresas de diferentes dimensões, nomeadamente das PME que têm menos recursos. Tal facto levou os decisores políticos a atribuírem um crescente papel aos programas de apoio à internacionalização. Contudo, a sua configuração revela-se complexa uma vez que as empresas são diferentes realidades, logo têm diferentes necessidades. Este trabalho sobre o Programa Novos Exportadores procurou aferir, com base na literatura relevante, possíveis variáveis chave, inerentes aos recursos das empresas e também ao próprio formato dos apoios, capazes de distinguir quais as componentes mais adequadas face às diferenças entre empresas, para que posteriormente se apliquem programas mais adequados e propícios a resultados. A análise demonstrou, em primeiro lugar, que as empresas diferem entre si na satisfação e no desempenho da utilização dos programas. Em segundo lugar, apurou quais as componentes que se deverão ter em consideração na elaboração dos programas, consoante os diferentes grupos de empresas. Empresas mais experientes e com mais recursos apreciam elementos dirigidos para resultados, enquanto empresas mais limitadas valorizam componentes embrionárias mais propícias à internacionalização numa fase inicial.

Internationalization has earned a prominent place in the international economy, being permanently on the agenda of almost all the countries and of different sized enterprises, especially SMEs with scarce resources. This led the policy makers to allocate an increasing role to supporting the internationalization programs. However, its configuration proves to be complex since the companies are at different realities, thus having different needs. This work about the New Exporters Program sought to assess, based on the relevant literature, possible key variables inherent to the companies? resources and also the supports format itself, able to distinguish which are the most appropriate components in view of the differences between companies, so that later programs are more appropriate and conducive to results. The analysis showed first that firms differ from one another in the satisfaction and performance of the use of the programs. Secondly, it was found which components should be taken into consideration in the program?s design according to the different groups of companies. More experienced companies with greater resources appreciate elements tuned for results while more restricted companies value embryonic components more conducive to internationalization at an early stage.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, João
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents